A estreia de Zico no time profissional do Flamengo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Zico em sua primeira partida pelo Flamengo

O dia 3 de março é praticamente natal para os flamenguistas. Neste dia, em 3 de março de 1953, nascia Artur Antunes Coimbra, o Zico, maior ídolo da história do Flamengo e um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro e mundial. Praticamente um craque imparável em seu auge, o meia fez 509 gols com a camisa rubro-negra e é até hoje o maior artilheiro da história do clube. Essa trajetória começa em um clássico entre Vasco e Flamengo, no ano de 1971.

A partida, maior rivalidade do futebol carioca, valia pela semifinal da Taça Guanabara, era disputada em 29 de julho de 1971 no Maracanã. Naquele dia, o Flamengo, treinado pelo paraguaio Fleitas Solich entrou em campo com uma linha de ataque que incluía, entre nomes como Fio e Rodrigues Neto, um jovem chamado Zico, que vestia a camisa 9 rubro-negra e fazia sua estreia pelo time profissional naquele dia.

Dentro de campo, o Galinho de Quintino precisou de pouquíssimo tempo para mostrar a que vinha a campo. Aos 20', Zico deu uma bela assistência para Nei abrir o placar para os flamenguistas. Ainda no primeiro tempo, aos 44', Rodrigues empatou o jogo para o Cruzmaltino, mas no minuto seguinte Fio, o maravilha, marcou o gol da vitória do Mengão.


A etapa final da partida foi mais parada em relação a gols e o placar ficou mesmo em 2 a 1. Porém, o rubro-negro acabou derrotado na decisão pelo Fluminense, que acabou sendo campeão daquele Campeonato Carioca em cima do Botafogo. Na época, o Galinho ainda atuava muito pouco pelo time profissional rubro-negro.

Nos anos seguintes, Zico foi começando a ganhar espaço até se firmar finalmente a partir de 1974. A partir do final daquela década, junto a outros jogadores como Leandro, Júnior, Mozer e outros nomes históricos, seria o principal nome do melhor time da história rubro-negra e um dos melhores que o futebol já viu. Escrevendo sua absurda história junto ao Flamengo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações