A curta trajetória do professor José Teixeira no comando técnico do Santos

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

José Teixeira teve uma curta passagem como treinador do Peixe em 1996

José de Souza Teixeira, popularmente conhecido como Professor José Teixeira, dedicou quase cinco décadas da sua vida ao futebol. Porém, hoje vamos relembrar a curta passagem dele no comando técnico do Santos, que aconteceu em 1996.

Após começar sua carreira no meio do futebol na equipe do Barretos em 1964, o José foi preparador físico do Corinthians, que conquistou o Campeonato Paulista de 77 em cima da Ponte Preta e quebrou um tabu de 22 anos que o clube do Parque São Jorge ficou sem conquistar títulos. Alguns anos depois, treinou a equipe alvinegra da capital paulista interinamente.

Ao longo de sua carreira futebolística, José trabalhou também em times como, Noroeste Bahia, Milionários (Colômbia), Guarani de Campinas, Al Nasr (Arábia Saudita), Al Shabab (Dubai), Universitário de Lima (Peru), Taubaté, Tokio (Japão), Coritiba e Novorizontino.

Na sua segunda passagem pelo clube de Novo Horizonte, que aconteceu entre 1994 e 1996, o Professor conseguiu colecionar excelentes resultados no Tigre do Vale. Por conta disso, ainda em 96, o Santos, que era o atual vice campeão brasileiro, o contratou para o comando técnico.

Porém, era preciso que o Peixe melhorasse a sua infra-estrutura. O início do trabalho passava por uma reforma no gramado da Vila Belmiro. Além disso, o Professor também alegava que era necessária a construção do Centro de Treinamento do Alvinegro Praiano. Mesmo trazendo atletas como Alessandro e Elder, que haviam trabalhado com o comandante no Novorizontino, José não conseguiu ter sucesso, e com isso, teve uma passagem curta pelo clube da Baixada Santista.


Depois de prestar serviços ao Peixe, chegou ainda a trabalhar também no Bragantino, no São Paulo, na Portuguesa e a Seleção Paulista Feminina. Chegou até a ter cargo importante na Associação Brasileira de Treinadores de Futebol entre 75 e 88. Também participou da SITREFESP, que nada mais é do que o Sindicato dos Treinadores Profissionais do Estado de São Paulo.

No dia 13 de abril de 2013, José de Souza Teixeira veio a falecer ao entrar no carro, que estava estacionado na garagem de sua casa. A suspeita é de que o Professor sofreu um infarto dentro do veículo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações