A passagem de Cejas pelo Grêmio

Por Lucas Paes
Foto: Gazeta Press

Cejas com a camisa do Grêmio

O goleiro argentino Agustín Cejas, que completaria 77 anos neste dia 22, foi um dos grandes nomes da posição nascidos na Argentina. Dono de precisão extrema debaixo das traves, o arqueiro ficou conhecido em todo futebol sul-americano e atuou ao longo de sua carreira apenas em times do Brasil e da Argentina. Em 1976, chegou ao segundo clube brasileiro pelo qual atuou, quando se transferiu ao Grêmio.

Cejas veio ao Imortal depois de passar pelo Huracán após deixar o Santos. Havia feio história no Alvinegro Praiano e se tornado inclusive um dos ídolos do time de Pelé. Chegava ao Grêmio para assumir a posição no qual o time gaúcho sentia que podia ter uma melhora. Na época, já era um jogador bem experiente que chegava para somar ao elenco tricolor. 

Estreou com a camisa do time gaúcho em um amistoso contra o Palmitos, no dia 15 de fevereiro de 1976. Já seu primeiro jogo competitivo foi contra o Ferro Carril, de Uruguaiana. Em julho, pelo Campeonato Gaúcho, atuou em seu primeiro Grenal, onde acabou pouco conseguindo fazer para evitar a vitória colorada por 2 a 0. Aquele estadual terminou inclusive com título do Inter, em cima justamente do Grêmio.

No Brasileirão, seguiu como titular do time do Grêmio, que foi fazendo boa campanha ao longo da competição, mas caiu na terceira fase e ficou de fora das semifinais. Novamente, o Grêmio viu o arquirrival conquistar o Brasileirão. Os gremistas terminaram o campeonato na sexta colocação, com 11 vitórias, cinco empates e cinco derrotas ao longo da competição. Cejas fez boas partidas, mas não conseguiu ajudar o Tricolor a ir mais longe.


Seu último jogo competitivo foi justamente neste campeonato nacional, no empate sem gols com o Atlético Mineiro no Mineirão, em 26 de novembro. Ainda chegou a retornar para atuar no primeiro amistoso do ano de 1977, um empate com a Seleção Uruguaia em Montevidéu. Acabou negociado com o Racing, onde jogaria por mais três anos antes de se transferir ao River Plate, seu último clube profissional.

Totalizou 56 jogos pelo Grêmio, onde tomou apenas 36 gols. Foram, segundo o portal Grêmiopédia, 39 vitórias, 10 empates e apenas sete derrotas. Não conquistou nenhum título pelo Imortal. Cejas foi jogar o time dos eternos em 2015, mais precisamente em 14 de agosto, com sua morte sendo causada pelo Mal de Azheimer. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações