Ex-zagueiro Zambiasi, com passagens por Coritiba, América-SP e Portuguesa Santista, morre em Carazinho

Com informações do GE.com
Foto: arquivo

Zambiasi na época em que defendeu o Coritiba

Um dos ídolos do Coritiba nos anos 1990 faleceu nesta segunda-feira, dia 7. Fábio Zambiasi, 55 anos, morreu após um acidente durante o trabalho na extração de madeira em Carazinho, no interior do Rio Grande do Sul. Também teve passagens marcantes por Avaí, América de São José do Rio Preto e Portuguesa Santista.

Zambiasi nasceu em Nova Bréscia (RS), mas adotou Carazinho como residência. Formado em Engenharia Agronômica, começou a carreira profissional após a faculdade no Grêmio Santanense, da cidade de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, divisa com o Uruguai. Depois, se aventurou no futebol alemão, defendendo o FC Saarbrücken, por empréstimo, em 1994, e voltou ao time que o revelou. Em 1995, foi contratado pelo Coritiba.

No Coxa, jogou por três temporadas no Alto da Glória, entre 1995 e 1997, e é o terceiro defensor que mais gols marcou pelo clube. O defensor só fica atrás de Pereira (23 gols) e Emerson (21 gols), que o ultrapassaram na virada do século.

Ao todo, ele atuou em 144 jogos e marcou 18 gols com a camisa do Coxa. Pelo Coritiba ,Zambiasi conseguiu o acesso à Série A, em 1995.

Após deixar o Coritiba, foi para o América de São José do Rio Preto, defendendo a equipe por três temporadas e tornando-se ídolo. Em 1999, fez gol na final do Paulistão A2, contra a Ponte Preta, no empate que garantiu o título ao Mecão e depois chegou a ser emprestado ao Avaí, onde disputou o Brasileirão Série B daquela temporada.


Ainda defendeu o Iraty e novamente o Grêmio Santanense, quando parou de jogar em 2001. No início de 2003, atendendo a um pedido do treinador Pepe, com quem trabalhou no Coxa, Zambiasi foi defender a Portuguesa Santista em um time que fez história e chegou até à semifinal do Campeonato Paulista. Ainda defendeu o São José gaúcho, no mesmo ano, onde se aposentou.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações