Ações militares da Rússia contra a Ucrânia começam a refletir no futebol

Foto: Reprodução/BBC

Jogadores brasileiros querem sair de Kiev

A Rússia avançou seu exército sobre a Ucrânia na madrugada desta quinta, dia 24. A movimentação, que já causa estremecimento na geopolítica mundial e faz inclusive surgir temor de uma guerra pan-europeia que possa virar um terceiro conflito mundial, obviamente reflete no futebol do velho continente e de certa forma até fora dele, já que times ucranianos possuem jogadores de todas as partes do planeta. Vários foram os reflexos até agora e eles seguem acontecendo. 

O primeiro enorme reflexo se deu diretamente na definição da sede da final da Liga dos Campeões da Europa. Como esperado, a UEFA já anunciou que a decisão não será mais em São Petersburgo, cidade russa que seria o local da final deste ano. Londres surge como favorita para receber a final, mas concorre com outras, como Instambul e Madrid. Uma reunião definirá essa questão, se não hoje, nos próximos dias.

Outro problema que a UEFA já sabe que terá em suas mãos se refere a classificação para a Copa do Mundo de 2022. Polônia e Suécia, que enfrentariam a Rússia na fase decisiva da repescagem já declararam que não vão entrar em território russo. Os jogos ocorrerão em março. Este problema deve também envolver a FIFA, já que ela organiza todos os trâmites relacionados à Copa do Mundo de 2022. 

Já na Alemanha, outra ação esperada que se confirmou neste dia vem do Schalke 04. O tradicional clube de Gelsenkirchen tem patrocínio da Gazprom, empresa russa que produz gás para obtenção de calor e energia, mas já anunciou que não usará mais a marca da empresa em sua camisa enquanto ocorrer o conflito entre Rússia e Ucrânia. A declaração foi divulgada nas redes sociais do clube.

Por fim, todos os jogadores brasileiros de Shakhtar Donnest e Dinamo de Kiev pediram ajuda ao governo de Jair Bolsonaro para que possam retornar ao Brasil o mais breve possível. O apelo dos jogadores, que estão juntos em um hotel ucraniano, foi divulgado em vídeo em várias redes de televisão. O Itamaraty ainda não declarou oficialmente como será feito este retorno. O campeonato local foi paralisado.


Outros reflexos, como por exemplo especulações sobre a Inglaterra tomar o Chelsea do russo Romam Abrahmovic e outras situações ainda poderão ocorrer neste dia. Os reflexos ainda estarão ocorrendo pelos próximos dias e, é claro, uma guerra continental mudaria totalmente o cenário do futebol mundial e não só europeu. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações