A passagem de Donizete Oliveira no Cruzeiro

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Donizete Oliveira teve duas passagens pelo Cruzeiro

Nascido em Bauru, cidade localizada no interior do estado de São Paulo, Donizete Francisco de Oliveira, popularmente conhecido apenas como Donizete Oliveira, está completando 54 anos de idade nesta segunda-feira, dia 21 de fevereiro de 2022. Por este motivo, hoje vamos relembrar as passagens do volante pelo Cruzeiro, que aconteceram entre 1996 a 1997 e 1999 até 2000.

Após ser revelado pelo Fluminense e passar por Grêmio, Bragantino e São Paulo, Donizete foi para o Cruzeiro em 96. Chegando ao clube de Belo Horizonte, o meio campista chamava muita atenção dos novos seus companheiros de time por conta de todo o seu carisma. Tinha fama de bater nos jogadores adversários e depois ficar tirando onda na resenha pós jogo com os demais.

Até os dias atuais, alguns ex-jogadores do Cabuloso relembram alguns episódios marcantes do atleta. Um grande exemplo de histórias assim foi a pancadaria após o segundo jogo diante do Colo-Colo nas semifinais da Libertadores. Naquele dia, o Cruzeiro perdeu no tempo normal pelo placar de 3 a 2, em Santiago, e por algum motivo, Sabichão acabou sendo o jogador mais procurado pelos atletas chilenos durante toda a partida. Neste dia, Donizete chegou até a revidar todas as agressões sofridas dando uma gravata em Basay, atacante do Cacique.

Neste mesmo dia, o volante chegou também a arrumar confusão com um torcedor do clube da capital chilena e consequentemente foi expulso. No final, o time Celeste ainda conseguiu vencer o Colo-Colo pelo placar de 4 a 1 nos pênaltis. Em entrevista, Donizete até admitiu que Dida 'salvou sua cara' ao defender duas cobranças e classificar a equipe mineira para a decisão.

Nos seus dois anos da primeira passagem, Sabichão disputou 85 partidas, começando 64 dessas como titular. Conquistou com a camisa cruzeirense os títulos do Campeonato Mineiro e a Copa Libertadores, ambos em 97, batendo o Sporting Cristal na final da competição continental, além de vencer a Recopa Sul-Americana de 98 antes de oficializar a sua transferência ao Vitória. Este fato de vencer títulos com o clube azul e branco de Minas Gerais se repetiria após o atleta sair do Leão da Barra e retornar ao time da Toca da Raposa um ano após a sua saída.


Em sua volta no ano de 99, o Donizete conseguiu ajudar o Cruzeiro a conquistar a Copa dos Campeões Mineiros, mas acabou ficando apenas com isso. Já em 2000, sua última temporada defendendo as cores do Cabuloso, foi mais especial nesta sua segunda passagem que também durou dois anos, já que o clube mineiro conquistou a Copa do Brasil.

Nesta sua segunda passagem, foram registradas 125 partidas pela equipe. Somando a sua primeira, Donizete completou 210 partidas com a camisa Celeste.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações