Reinaldo, o grande ídolo do Galo na Seleção Brasileira

Foto: arquivo

Reinaldo com a Seleção Brasileira: 37 jogos

Nesta terça-feira, dia 11 de janeiro de 2022, os fãs de futebol e, principalmente, a torcida do Atlético Mineiro estão em festa. José Reinaldo de Lima, o Reinaldo, está completando 64 anos. Ídolo do Galo e com passagens também por Palmeiras, Cruzeiro, Rio Negro, BK Häcken, da Suécia, e Telstar, da Holanda, o Rei do Mineirão também tem grandes jogos com a Seleção Brasileira.

Reinaldo estreou na Seleção Brasileira com apenas 18 anos. Osvaldo Brandão viu muito talento no garoto do Alético Mineiro e o convocou pela primeira vez em 1975 e ele fez sua estreia com a camisa canarinho no dia 31 de julho daquele ano, na Copa América (fase que os jogos da competição eram em ida e volta, sem sede fixa), em vitória por 4 a 0 da Canarinho em Caracas.

Ainda em 1975, Reinaldo fez o seu primeiro jogo pela Seleção Brasileira no palco onde ele dominava: o Mineirão. Foi em 30 de setembro daquele ano. Porém, o resultado foi para esquecer, já que o time verde e amarelo perdeu para o Peru, por 3 a 1. Ele faria apenas mais dois jogos com a Canarinho no estádio, um empate em 0 a 0 com a Iugoslávia, em 1977, e uma vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia, em 1985, sem marcar.

Porém, o primeiro gol de Reinaldo com a Seleção veio apenas quase dois anos depois. Em 19 de junho de 1977, ano em que o Rei foi gigante, ele marcou um dos gols da vitória Canarinho, agora dirigida por Cláudio Coutinho, por 3 a 1 sobre a Polônia, em amistoso realizado no Morumbi, em São Paulo.

Em 1978, o grande marco da carreira de Reinaldo com a Seleção Brasileira, já que estava entre os 22 convocados para a Copa do Mundo na Argentina. Participou de três jogos naquele Mundial, marcou na estreia, empate em 1 a 1 com a Suécia, jogou no 0 a 0 contra a Espanha mas acabou indo pro banco no decorrer da competição e só foi entrar novamente na decisão de terceiro lugar, contra Itália, com vitória por 2 a 1.

Mesmo assim, Reinaldo foi presença constante nas convocações do ciclo para a Copa do Mundo de 1982, mesmo começando a sofrer com as lesões, chegou a participar das Eliminatórias, mas acabou ficando de fora do Mundial. Telê Santana alegou que o jogador não chegaria bem ao torneio fisicamente, mas há quem defenda que o Rei não foi convocado por questões políticas, já que se posicionava contra a Ditadura Militar, que naquela época já estava nos últimos anos.


Ainda voltaria à Seleção em 1984, sob o comando de Edu Antunes, irmão de Zico, e 1985, com o técnico Evaristo de Macedo. Mas Reinaldo já não era o mesmo jogador, trocou o Atlético Mineiro pelo Palmeiras e com a volta de Telê Santana para a Canarinho, não foi mais chamado.

Com a camisa da Seleção Brasileira, Reinaldo tem um total de 37 jogos, com 28 vitórias, cinco empates, quatro derrotas e 14 gols. O último jogo dele com a Amarelinha foi em maio de 1985, diante do Chile, em amistoso na casa dos adversários.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações