Os 80 anos de Lima, o Curinga da Vila

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Foto mostrando que fora a função de goleiro, o 'Curinga' poderia jogar em qualquer lugar do campo

Nascido no dia 18 de janeiro de 1942 na cidade do Rio de Janeiro, Antônio Lima dos Santos, popularmente conhecido como 'Curinga', está completando 80 anos de idade nesta terça-feira. Por isso, hoje vamos relembrar a vitoriosa e longeva passagem de 12 anos do Curinga pelo Santos.

O polivalente Lima foi revelado nas categorias de base do Juventus e acabou sendo levado ao time profissional com apenas 16 anos de idade. Ele foi descoberto por José Carlos Bauer, conhecido popularmente como "Gigante do Maracanã", quando atuava na equipe de aspirantes.

Antes de rumar para o Alvinegro Praiano, Lima chegou a jogar contra o poderoso Santos de Pelé em 1959. Este confronto aconteceu no dia 2 de agosto, em partida válida pelo Campeonato Paulista daquele ano, quando Pelé fez um dos gols mais bonitos da sua carreira. O Rei recebeu cruzamento vindo de Dorval, chapelou Julinho, Homero e Clóvis. Por fim ainda deu um lençol no goleiro Mão de Onça, deixando o arqueiro Grená com o rosto sujo de lama no chão, e deu um toque sutil de cabeça para marcar o seu terceiro gol na partida e sacramentar a goleada santista por 4 a 0, em plena Rua Javari. 

Nesse jogo, Lima estava jogando no meio de campo do Moleque Travesso e dois anos depois, Lula, treinador do Peixe na época, indicou a contratação do Curinga para que ele exercesse a mesma função com a camisa do Alvinegro da Vila. No dia 19 de abril de 1961, o jovem jogador debutou no time do litoral paulista em uma partida realizada no Pacaembu contra o Flamengo, válida pelo Torneio Rio-São Paulo daquele ano. O Santos acabou sendo goleado pelo placar de 5 a 1. 

Apesar do atleta ter começado a jogar na lateral direita, neste jogo diante do Mengão, Lula colocou Lima para atuar junto de Formiga no meio de campo da equipe santista. Porém, em um momento de improvisação necessária, o treinador Alvinegro colocou o jovem talento em diversas posições diferentes. Com o rendimento do atleta continuava muito bom, ele acabou sendo transformado no maior 'curinga' do nosso futebol.

Lima foi uma peça fundamental para a equipe do Santos nas conquistas dos dois títulos mundiais em 1962 e 1963, tendo ótimas atuações no meio de campo. Em 1966, cumpriu a mesma função na Copa de 1966 realizada na Inglaterra, defendendo a Seleção Brasileira. Foi tão bem, que foi um dos poucos jogadores que foi intocável dentro da equipe.

A última vez que o Curinga vestiu a camisa do Santos foi no dia 30 de outubro de 1971. O Peixe enfrentou o Corinthians no Pacaembu, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro e o versátil atleta atuou ao lado de Clodoaldo no meio de campo. O clássico alvinegro terminou empatado em 1 a 1.


Em 12 anos defendendo as cores do Santos, Lima jogou 692 partidas e anotou 63 gols. Curinga é o quarto jogador que mais atuou com a camisa santista, ficando atrás apenas de Pelé, Zito e Pepe. De quebra conquistou 22 títulos pelo Peixe, além dos torneios que o clube litorâneo também venceu. Foram eles:

Mundial: 1962 e 1963;
Libertadores: 1962 e 1963;
Brasileiro: 1961, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1968;
Torneio Rio-São Paulo: 1963, 1964 e 1966;
Paulista: 1961, 1962, 1964, 1965, 1967, 1968 e 1969;
Recopa Sul-Americana: 1968;
Recopa Mundial: 1968

Depois que seu vínculo com o Sanos terminou, foi jogar no futebol mexicano e por lá ficou até 1974. Quando retornou aos Brasil, defendeu o Fluminense, e em 1975, jogou também nos Estados Unidos. Para encerrar a sua carreira como jogador de futebol profissional, voltou para a Baixada Santista, mas desta vez, para defender a Portuguesa Santista.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações