Há 65 anos, Santos conquistava o bicampeonato Paulista em cima do São Paulo

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

O Santos campeão Paulista de 1956, com a final sendo em 3 de janeiro de 1957

Há 65 anos, o Santos conquistava seu terceiro título Paulista. Depois de um campeonato muito regular, que começou em 1956, mas acabou terminando no dia 3 de janeiro de 1957, com um grande jogo contra o São Paulo, que terminou em 4 a 2. A partir desse jogo o clássico ficou conhecido como "San-São", nome dado pelo jornalista Thomaz Mazzoni, que trabalhou por muitos anos no jornal "A Gazeta Esportiva".

O Campeonato Paulista de 1956 era formado por 18 times, e todos os clubes se enfrentavam. Os dez primeiros colocados se classificavam para a Série Azul, e os outros restantes iam para a Série Branca, pois não houve rebaixamento neste ano. O Santos passou com tranquilidade, com 30 pontos, o Peixe ficou em primeiro lugar, com 13 vitórias e 4 empates, sem derrotas.

Os dez primeiros foram: Santos, Corinthians, São Paulo, Portuguesa, Palmeiras, São Bento, XV de Piracicaba, XV de Jaú, Taubaté e Juventus. Na fase final, os clubes se enfrentaram em dois turnos. Foram 18 jogos para cada equipe, e o Santos liderava até a última rodada, mas o São Paulo na partida final venceu o Palmeiras por 5 a 3, e empatou na pontuação, levando o Campeonato Paulista para o jogo final entre as duas equipes.

O Santos tinha a vantagem de jogar em casa, pois teve uma primeira fase melhor. No dia 3 de janeiro de 1957, o Pacaembu recebeu essa grande partida. Para mais de 51 mil pessoas, o San-São entrou em campo, e proporcionaram uma final grandiosa.

O São Paulo começou o jogo melhor, e logo no começo abriu o placar com Zezinho aos 8 minutos. Mas não demorou muito, e o Peixe empatou aos 20 com Feijó, o tricolor continuou melhor mesmo após o empate, e com insistência conseguiu fazer o segundo no final do primeiro tempo. Aos 42 minutos, novamente Zezinho marcou, deixando o tricolor em vantagem para o segundo tempo.

Tudo caminhava bem para o São Paulo conquistar o título, mas no segundo tempo, as coisas começaram a mudar. O Santos mudou sua postura, e com o apoio do seu torcedor chegou ao empate aos 18 minutos com Tite. Não demorou muito para o Peixe conseguir a virada, e logo aos 26 minutos, Del Vecchio marcou, ele se tornaria o homem do jogo. Praticamente nos minutos seguintes, Del Vecchio consolidou o título, com o quarto gol aos 34 minutos.


A partida acabou em 4 a 2, com uma grande virada do Santos, conquistando seu 3 título Paulista, e seria o Bicampeonato, pois o clube já havia vencido em 1955. O time campeão de 1956 era formado por: Manga, Wilson e Feijó; Ramiro, Formiga e Zito; Tite, Del Vecchio, Pagão, Jair Rosa Pinto e Pepe. Lula comandava esse time. O melhor jogador da história do futebol, Pelé, já fazia parte do Santos, mas só havia jogado no amador (que na época era a base) pelo clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações