A passagem de Juninho Pernambucano pelo Sport

Por Ricardo Pilotto
Foto: Revista Placar

Juninho Pernambucano passou iniciou sua carreira de jogador no Sport

Nascido em Recife, capital de Pernambuco, Antônio Augusto Ribeiro Reis Júnior, popularmente conhecido apenas como Juninho Pernambucano, está completando 48 anos de idade neste domingo, dia 30 de janeiro de 2022. Por isso, hoje, vamos relembrar a passagem do meio campista como profissional pelo Sport, que aconteceu entre 1993 e 1995.

Juninho foi revelado nas categorias de base do Sport Recife com apenas 16 anos de idade. Mesmo tendo sido aprovado no vestibular para cursar administração de empresas, o jovem jogador optou por seguir no futebol, onde ficou por quase três anos nas divisões de base do Leão da Ilha. Sua estreia no time principal aconteceu no dia 11 de novembro de 1993, quando o time de Pernambucano empatou em 0 a 0 com o Fluminense. 

No time rubro-negro, fez parte da "Geração de Ouro" do clube, que conseguiu conquistar o título estadual, a Copa do Nordeste, ambos vencidos em 1994, e consequentemente se tornou um ídolo para a torcida. Foi defendendo as cores do Sport, que Juninho se tornou um especialista em cobranças de falta, algo que mais tarde, seria sua marca registrada.

Por conta de sua grandes atuações com a camisa do Leão, Juninho Pernambuco foi chamando a atenção de times gigantes do futebol Brasileiro. Mais tarde, recebeu uma boa proposta do Vasco da Gama, que foi prontamente aceita pelo atleta. Apesar do começo difícil, o meio campista se tornou uma peça fundamental para o Gigante da Colina em 1995, mesmo ano em que foi convocado para defender a Seleção Brasileira pela primeira vez na sua carreira.

Enquanto esteve no Sport Recife, fez 28 jogos e marcou vinte gols com a camisa vermelha e preta de Recife. Encerrou sua passagem pelo clube com dois títulos conquistados.

Na sequência da sua carreira, defendeu Lyon, onde foi ídolo, Al-Gharafa, voltou ao Vasco em 2011 e rumou para os Estados Unidos para jogar no New York Red Bulls. No ano de 2013, Juninho retornou para o Cruzmaltino e encerrou a sua carreira como jogador de futebol profissional.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações