A criação da Liga Carioca de Football em 1933 e o grande passo rumo ao profissionalismo

Por Ricardo Pilotto


Um encontro entre representantes do Fluminense, Vasco, Bangu e America, em 23 de janeiro de 1933, oficializou a criação da Liga Carioca de Football. O movimento foi liderado por ninguém mais ninguém menos do que Arnaldo Guinle, que havia deixado a presidência do Tricolor dois anos depois, e foi um grande passo para o início a profissionalização do futebol no Brasil.

Antes do surgimento da competição, os clubes pagavam gratificações e vencimentos aos seus respectivos atletas, praticando assim o chamado "amadorismo marrom". Com isso, times do Uruguai, da Argentina e da Europa, que já tinham se profissionalizado na época, contratavam os principais jogadores das agremiações que pertenciam, principalmente, ao eixo Rio-São Paulo.

Foi em 1932, que o profissionalismo no futebol se tornou uma meta para os cartolas cariocas. Pouco tempo depois, o presidente do clube das Laranjeiras Arnaldo Guinle, montou uma comissão às escondidas e começou a estudar para entender como funcionava a regulamentação implantada nos outro países. Logicamente, foi preciso adaptar à realidade do desporto na época, para que fosse publicado no dia 23 de janeiro de 33, o estatuto.

Clubes como Botafogo e Flamengo, deram optaram por continuar no amadorismo. Essa ideia do time alvinegro e da equipe alvinegra foram de encontro com o pensamento da Confederação Brasileira de Desportos, que também era adversa à profissionalização. O reflexo disso veio na Copa de 34, quando a Seleção fracassou por ter levado atletas amadores para disputa o torneio.

A primeira vez que o clube entrou em campo finalmente como profissional foi em um amistoso contra o Corinthians no dia 16 de abril de 1933. A partida realizada no Estádio das Laranjeiras terminou com um empate por 4 a 4.

Já profissionalizado, o Fluminense conseguiu reforçar seu plantel com jogadores de várias regiões diferentes do Brasil, como eram os casos de Romeu, Russo, Tim, Brant e Hércules. Eles fizeram parte de uma época vencedora do clube e foram ídolos tricolores, já que conquistaram cinco títulos em seis anos. 


Vale lembrar que em São Paulo já existia a Associação Paulista de Esportes Atléticos, conhecida popularmente como Apea, e que se profissionalizou em março do daquele ano. Como o calendário da entidade estava ativo, eles orgnaizaram a primeira partida entre duas equipes profissionais, no dia 12 do mesmo mês, com um clássico entre São Paulo e Santos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações