O São Paulo campeão paulista de 1985

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo Histórico/São Paulo FC

São Paulo conquistou o título paulista de 1985 na final diante da Portuguesa

Neste dia 22 de dezembro de 2021, se completam 36 anos que o São Paulo, da fase dos Menudos, venceu a final do Campeonato Paulista de 1985, em uma final que teve muita confusão. A grande decisão contou com quase 100 mil pagantes nas arquibancadas do Morumbi e terminou com o placar de 2 a 1 para o Tricolor Paulista.

A partida começou com o clima quente já nos bastidores. Oswaldo Teixeira Duarte, que era o presidente da Lusa e hoje leva o nome original da casa rubro-verde, não queria receber uma quantia inferior que Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians ganhavam da Rede Globo por transmitir os seus jogos durante o campeonato. A detentora dos direitos não aceitou o pedido do presidente da Portuguesa, que queria receber 485 milhões de cruzeiros. No fim, o confronto acabou nem sendo transmitido.

Com a taça já sendo disputada no gramado do Morumbi, foi o time lusitano que conseguiu ter mais controle do jogo. Logo no início da partida, Edu Marangon acertou um belíssimo chute de trás do meio de campo e acertou o travessão do goleiro são paulino Gilmar Rinaldi. Porém, quem conseguiu abrir o marcador foi a equipe do tricolor 24'.

O lance começa com um erro na saída de bola do clube rubro-verde e termina com o gol do ponta direita Sidnei, chuta a bola no cantinho e não dá chances do arqueiro lusitano fazer a defesa. A resposta da Portuguesa veio oito minutos após o tento marcado pelo São Paulo. O responsável que gol que devolveria a igualdade no placar foi esquerdinha, que aproveitou cruzamento de Toquinho pela direita e balançou as redes do time do Morumbi aos 32'. E o empate em 1 a 1 persistiu no placar até o fim do primeiro tempo.

Já na segunda etapa, houve um momento que o jogo voltou a ter uma alta tensão, mas desta vez, dentro de campo. O árbitro da partida teve de se impor para acalmar os mais exaltados em uma grande confusão e expulsou logo cinco atletas. Eduardo e Albéris receberam cartão vermelho pelo lado do time do Canindé, enquanto Márcio Araújo, Zé Teodoro e Careca acabaram sendo excluídos da partida por parte da equipe do Morumbi.


Com um jogador a mais, a Portuguesa conseguiu dominar amplamente a posse de bola com seus 57% e nos 11 escanteios à seu favor, mas o São Paulo era quem conseguia oferecer mais perigos. Foram 13 finalizações, sendo que nove delas foram na direção do gol defendido por Serginho. Em um desses chutes que tinham endereço certo, Müller recebeu belo passe de Sidnei do lado esquerdo e só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes da Lusa e dar a vitória ao lado Tricolor na marca dos 22'.

Com o placar de 2 a 1 para o São Paulo, a equipe do Morumbi se sagrou campeã paulista de 1985. Este foi o 14º estadual que o Tricolor conquistou na sua história.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações