Ricardo Gomes e sua ótima passagem pelo Benfica, se tornando ídolo do clube

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Ricardo Gomes em ação pelo Benfica

Hoje é o aniversário do zagueiro que se tornou ídolo no futebol brasileiro e internacional. Ricardo Gomes, nascido no Rio de Janeiro, no dia 13 de Dezembro de 1964, completa hoje 57 anos. O jogador construiu uma carreira muito sólida jogando pelo Fluminense e saiu do Brasil direto para Portugal, e também se tornou ídolo do Benfica.

Depois de seis temporadas jogando pelo Fluminense, conquistando títulos e se tornando um pilar do sistema defensivo do tricolor, o zagueiro chamou a atenção de times Europeus, e em 1988 foi contratado para jogar no clube Português. O jogador chegou com uma bagagem muito grande, e um status muito bom. Além das 201 partidas pelo Flu, Ricardo também já havia atuado pela Seleção Brasileira e tinha convocação frequentes para a amarelinha.

Ricardo chegou para resolver o sistema defensivo do Benfica, e com um status de ótimo jogador, o que era fato na época, e todas as expectativas geradas foram correspondidas. O zagueiro só evoluiu com seu futebol jogando em Portugal, e se consolidou cada vez mais na equipe.

Ao longo do tempo, Ricardo foi conquistando as graças da torcida, e se tornou capitão do time. Logo na primeira temporada pelo clube, já se consagrou campeão do Campeonato Português, o que elevou a moral do atleta. Com as grandes atuações e o título, o zagueiro voltou a se consolidar também na Seleção Brasileira e foi titular na conquista da Copa América de 1889, e nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1990.

Na temporada 1989-90, o Benfica acabou passando em branco em questão de títulos, mas as boas atuações do zagueiro continuou e se manteve na amarelinha. Já na próxima temporada, além do bom futebol, o título também voltou. Ricardo novamente foi campeão do Campeonato Português, e nessa temporada encerraria a primeira passagem do jogador pelo clube, pois foi contratado pelo Paris Saint- Germain, e também se tornou ídolo na França.

Mas a história do zagueiro não acabou pelo clube, pois Ricardo ainda voltou para atuar no time em 1995, o que seria seu último ano como jogador profissional. Já ídolo da torcida e com uma moral enorme em Portugal, ele voltou para encerrar sua carreira, e deixou o clube da melhor forma, com um título. Ricardo conquistou seu terceiro título pelo Benfica, mas dessa vez foi a Taça de Portugal.


Após encerrar a carreira de jogador, Ricardo começou como treinador de futebol, e voltou para a França, mas dessa vez para ser o comandante técnico do PSG, onde era ídolo do clube, e ficou por duas temporadas. Como treinador, Ricardo dirigiu grandes times e ganhou alguns títulos importantes em sua carreira, o principal foi em 2011 pelo Vasco da Gama, ganhando a Copa do Brasil.

No mesmo ano do título com o Vasco, o treinador passou por um momento terrível, durante uma partida entre Vasco e Flamengo no Engenhão, no dia 28 de agosto de 2011, Ricardo sofreu um AVC hemorrágico, e o deixou afastado do esporte por quase quatro anos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações