Há 29 anos, São Paulo conquistava o seu primeiro título mundial

Por Ricardo Pilotto
Foto: Arquivo

Raí foi o grande nome do jogo

Nesta segunda-feira, dia 13 de dezembro de 2021, se completam 29 anos que o São Paulo conquistou um título de âmbito mundial pela primeira vez na sua história. Naquela oportunidade, o Tricolor Paulista, que havia vencido o título inédito da Copa Libertadores da América após enfrentar o Newell's Old Boys da Argentina na final, teve de medir forças com o poderosíssimo Barcelona, que venceu seu primeiro troféu da Liga dos Campeões diante da Sampdoria na temporada 1991-1992.

Na época, o clube da capital paulista tinha acabado de conquistar o campeonato estadual. No primeiro jogo, o São Paulo venceu o Palmeiras pelo placar de 4 a 2, com três gols do Terror do Morumbi. De ressaca pela vitória importante em cima de um rival, o Tricolor teve de viajar rumo ao Japão para disputar o troféu mundial antes do segundo confronto da final da competição paulista, que era muito mais valorizado do que o torneio continental e o próprio intercontinental.

Apesar do time paulista ter um bom elenco, o clube catalão, comandado por Johann Cruyf, contava com jogadores como Guardiola, Koeman, Laudrup e Stoichkov. Este último foi um dos grandes destaques da Copa do Mundo de 1994 com a camisa da Bulgária. Outros atletas renomados como Ferrer, Guillermo Amor e Andoni Zubizarreta também faziam o Barça estar em um nível bastante acima dos demais clubes.

O jogo - Os minutos iniciais da partida foram marcados por um grande domínio do time espanhol, que abriu o placar com um belo gol de cobertura marcado por Stoitchkov na marca dos 12', surpreendendo Zetti. O empate do São Paulo veio na marca dos 27' com Raí, que aproveitou cruzamento de Müller se antecipando à defesa catalã e desviando a bola para o fundo das redes defendidas por Zubizarreta. Na sequência do jogo, tanto o Barça quanto o Tricolor Paulista criaram situações de claras para pular a frente do marcador, mas nenhuma das equipes tiveram a efetividade necessária para tal. Após o Barça parar em Zetti algumas vezes, Beguiristáin chegou a ter um gol tirado em cima da linha por Ronaldo Luís já no fim do primeiro tempo.


Já na segunda etapa, a partida continuou muito equilibrada e o empate persistia no placar, mesmo que ambos os times estivessem indo em busca do gol da vitória. Mas toda a história mudou assim que Palhinha sofreu uma falta na entrada da área na marca dos 34'. Rai, que já havia marcado o primeiro tento são paulino, pegou a bola pra bater a falta e executou uma cobrança magistral para virar o jogo para a equipe brasileira. A partir deste momento, o São Paulo apenas administrou o jogo e fez o tempo passar até os últimos minutos de bola rolando no Estádio Nacional de Tóquio. Após o apito final, o Tricolor do Morumbi se sagrava campeão mundial pela primeira vez na sua gloriosa história.

Depois disso, o clube paulista voltaria a representar o Brasil em uma disputa de troféu intercontinental no ano seguinte. Em 1993, a vítima da vez foi o Milan, que viu o São Paulo ser bi campeão mundial por dois anos consecutivos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações