Em dezembro de 1981, Flamengo "botava o Liverpool na roda" e conquistava o mundo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Nunes fez um dos gols do Flamengo

O dia 13 de dezembro de 1981, há exatos 40 anos, é um dos mais marcantes da história do Flamengo. Naquele dia, no ano de 1981, o Mengão atropelou o Liverpool no antigo Mundial Interclubes e levou a taça pra casa, com um show pra cima dos ingleses que pouco viram a cor da bola. Uma das maiores partidas de um clube sul-americano contra um Europeu, o jogo rolou no Estádio Nacional de Yokohama e o excelente time do Liverpool de Paisley pouco pode fazer diante do Flamengo.

Na época, o rubro-negro tinha o melhor time do Brasil, da América do Sul e inclusive um dos melhores do mundo. O Liverpool tinha na época um dos melhores times de sua história, com Dalglish, Keegan, Hansen e outros craques históricos vermelhos, comandados pelo colossal Bob Paisley, que recebeu o bastão de Bill Shankly e levou o time de Merseyside a todos os títulos pensáveis. Porém, na época, talvez o time brasileiro fosse de fato o melhor time de futebol do Planeta.

Independente de se os jogadores do Liverpool entraram em campo bêbados, como já disseram jogadores da época em entrevistas, ou não, os Reds pouco conseguiram fazer diante do Flamengo. A primeira finalização do jogo até foi inglesa, com Souness, porém, o time brasileiro tomou aos poucos conta das ações e logo aos doze minutos, Nunes recebeu de Zico, encobriu Groobelar e botou os flamenguistas na frente. Para não dizer que os Reds não chegaram, Johnston até chegou a assustar, mas a partir dos 30 minutos, o domínio passou a ficar insustentável para o campeão europeu.

Primeiro, Júnior quase marcou um golaço de voleio, mas ela raspou o travessão. Depois, aos 34', Zico cobrou falta, Groobelar deu rebote e na confusão Adílio marcou o segundo. O rubro-negro seguiu dominando e quando parecia que os Reds escapavam, já que MCDermonth obrigou Raul Plasmann a fazer uma defesaça, uma linda combinação entre Zico e Nunes terminou com o segundo de Nunes na partida e o terceiro do Flamengo, encerrando um primeiro tempo maravilhoso do time carioca.

Na etapa final, o Liverpool até tentou sair e buscar uma reação, mas viu o time brasileiro aproveitar os espaços e oferecer perigo. Andrade quase marcou o quarto, parando em Groobelar. A partir do momento que os Reds atacavam mais, os flamenguistas também aproveitavam espaços e chegavam perto do quarto gol. A etapa final foi muito mais aberta, mas os lances de mais perigo seguiam sendo brasileiros, apesar da quantidade enorme de tentativas, ruins é verdade, do Liverpool. Ao fim do jogo, é até engraçado ver a comemoração discreta dos rubro-negros. 


Aquela conquista é a consagração máxima da incrível geração flamenguista de Zico, Nunes, Adílio, Andrade e cia. O 3 a 0 a bem da realidade mostrava o tamanho da diferença entre os dois times na época, isso pois o Liverpool era provavelmente de forma disparada a melhor equipe europeia. As equipes voltariam a se enfrentar 38 anos depois, quando o time brasileiro fez os Reds sofrerem, mas acabou perdendo. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações