O Flamengo campeão da Copa Mercosul em 1999

Por Lucas Paes
Foto: Alexandre Battibugli/Placar

Jogadores rubro-negros com a taça da Mercosul

O Flamengo recentemente voltou a rotina da busca por títulos internacionais. O rubro-negro foi vice-campeão da Libertadores de 2021, após conquistar a mesma em 2019 e ir mal no ano de 2020. Porém, o gigante carioca voltou a rota dos torneios continentais, algo que ficou muito tempo sem acontecer. Antes de 2019, o último título internacional do rubro-negro havia acontecido em 1999, quando conquistaram a Copa Mercosul, há exatos 22 anos, em 20 de dezembro daquele ano.

O Flamengo começou aquela competição em um grupo com Colo-Colo, Universidad de Chile e o Olímpia, do Paraguai. E naquela fase de classificação o rubro-negro sofreu, teve desempenho claudicante, assim como no Brasileirão, onde terminaria apenas na 12ª colocação, apesar do investimento alto no time. A classificação veio só na última rodada, quando o Mengão deslanchou e meteu 7 na Universidad de Chile, quatro gols do baixinho Romário. 

Se não tinha jogado bem na fase de grupos, no mata-mata os cariocas deslancharam. Começaram as quartas diante do Independiente, em Avellaneda e não se intimidaram com a atmosfera da torcida dos Rojos. Fábio Baiano botou o time brasileiro na frente, mas viu Calderón empatar. Um ótimo resultado, que permitiu aos flamenguistas um jogo mais tranquilo no Maraca, onde o time brasileiro fez 4 a 0 nos Rojos, gols de Leandro Machado, duas vezes, Fábio Baiano e de Romário.

Nas semifinais, o rubro-negro entrava já sem a estrela Romário, que teve o contrato rescindido após ser pego em uma noitada com várias mulheres. No primeiro jogo, porém, o rubro-negro não tomou conhecimento do Peñarol e venceu por 3 a 0 no Maracanã, com gols de Leandro Machado, Maurinho e Lê. Na volta, no Centenário, vitória uruguaia por 3 a 2 e uma imensa confusão com pancadaria após o jogo. O time brasileiro chegou a estar vencendo por 2 a 1, mas levou a virada no fim. Nada que tirasse a classificação flamenguista.

A decisão envolveu o que hoje é um dos confrontos de mais rivalidade no futebol nacional, entre Palmeiras e Flamengo. Apesar disso, o Maracanã não lotou no primeiro jogo, ou melhor, jogaço da decisão, que terminou em 4 a 3 para o rubro-negro. Juan, Caio Ribeiro, com dois gols e Reinaldo marcaram para o rubro-negro, enquanto Asprilla, Júnior Baiano e Paulo Nunes fizeram os gols do campeão da Libertadores.

Na volta, no Parque Antártica, há exatos 22 anos, outro jogaço. Arce botou o Verdão na frente de pênalti. Caio Ribeiro empatou no começo do segundo tempo, pouco depois, Rodrigo Mendes virou num golaço de longe. Arce empatou num golaço de falta e pouco depois Paulo Nunes botou o Verdão na frente de novo. No finalzinho, Lê marcou o gol do título rubro-negro numa jogadaça coletiva. O rubro-negro era campeão em pleno Parque Antártica. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações