Em 1992, São Paulo conquistava o bi do Paulistão uma semana depois do Mundial

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo FPF

O time do São Paulo que, mesmo com uma viagem para o Japão, conquistou o bi do Paulistão

Há 29 anos, o São Paulo conquistava o seu 18° título do Campeonato Paulista. Em um ano de muitas glórias para o clube, o Paulistão não poderia ficar de fora. Depois de vencer, no primeiro semestre, a Libertadores, e já começar a se planejar no Mundial. Com isto, o Tricolor teve que abandonar a Copa do Brasil e foi eliminado no Brasileirão, mas virou dono do Planeta, ao bater o Barcelona, e, uma semana depois, em 20 de dezembro de 1992, levou o torneio Estadual com sua força máxima e ficou com o título.

Uma campanha que iniciou no dia 4 de julho foi acabar no dia 20 de dezembro, e para a felicidade do torcedor tricolor terminou com o título em cima do seu rival Palmeiras. Na primeira fase o São Paulo, que já tinha vencido o Paulistão em 1991, conseguiu se classificar com sobras, e começou a competição como favorita, pois era o atual campeão e também havia ganhado a Libertadores pela primeira vez em sua história.

Com uma primeira fase com certa tranquilidade, o São Paulo ficou em primeiro com 36 pontos no Grupo A, e o Mogi Mirim na liderança do Grupo B com 37 pontos. O torneio era disputado por 28 times, dividido em dois grupos, o mais forte era o A, que continha os grandes clubes do Estado.

Passaram seis times do Grupo A e 2 do B, formando a segunda fase com 8 times, também separados em dois grupos. O tricolor iniciou com um ponto extra foi ter sido líder da fase anterior, e também com facilidade passou para a decisão com 12 pontos, liderando o Grupo A, e o Palmeiras ficou em primeiro do Grupo B com 8 pontos.

A decisão já começou com muita polêmica, pois no dia 13 de dezembro o São Paulo tinha que jogar o Mundial de Clubes contra o Barcelona, e as datas não estavam batendo para o Tricolor, que pediu mudança nos dias dos jogos. O primeiro jogo estava marcado pela Federação Paulista para o dia 6, e o Tricolor não estava de acordo, queria que a partida ocorresse no dia 4.

Com a dificuldade no acerto, Telê Santana ameaçou entrar com o time reserva no primeiro jogo, e a pressão acabou gerando certo resultado. A Federação marcou o jogo para o dia 5 de dezembro, e a diretoria do São Paulo aceitou.

O primeiro jogo com o mando do Palmeiras no Morumbi, tentava parar o grande time do São Paulo. Mais de 90 mil torcedores presenciaram o grande jogo que o Tricolor fez, conseguindo sair com a vitória por 4 a 2. Em uma partida fantástica de Raí, que marcou hat-trick, e um gol de Cafu, que também fez uma partida primorosa, deixaram o São Paulo confortáveis e confiantes para a disputa do Mundial de Clubes.

O tricolor não teve muito tempo para descansar e já embarcou para Tóquio, para disputar a partida única contra o Barcelona pelo Mundial de Clubes, onde se sagrou Campeão do Mundo pela primeira vez, vencendo o time Espanhol por 2 a 1, com dois gols de Raí.


Com a grande comemoração do título, o time ainda não poderia descansar, pois tinha o jogo da volta para jogar com o seu rival, para tentar segurar a vantagem e conquistar mais um título para o clube. Com uma festa linda da torcida tricolor no Morumbi, com mais de 110 mil pessoas, o São Paulo novamente vence o Palmeiras com outra belíssima atuação de Raí, que abriu o placar aos 24 minutos do primeiro tempo, e no segundo Toninho Cerezo marcou o segundo, dando o título para o grande time Tricolor. E já no final do jogo, com a torcida gritando o hino do adversário, Zinho marcou o gol de honra do verdão: 2 a 1 no placar e mais uma festa do time do Morumbi.

O grande time que marcou história no Tricolor era formado por: Zetti, Vítor, Adílson, Ronaldão e Ronaldo Luís; Pintado, Toninho Cerezo e Raí; Cafu, Müller, Palhinha. Com o comando técnico do mestre Telê Santana.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações