Assembleia do Conselho aprova criação da Sociedade Anônima de Futebol do Noroeste

Foto: Bruno Freitas / Noroeste

Haverá ainda outras reuniões para alinhar a gestão da SAF

Um dia histórico nos 111 anos do Esporte Clube Noroeste. O clube saiu na frente de todos os clubes do centro-paulista e se tornará, a partir de janeiro, uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF). A mudança estatutária foi aprovada por unanimidade na noite desta segunda-feira (20), em assembleia do Conselho Deliberativo do time de Bauru. Haverá diversas outras reuniões ainda, para alinhar como será a gestão da SAF, suas diretrizes, minuta de contrato e obrigações, tudo respaldado por uma lei federal. Estiveram presentes e puderam acompanhar membros da Torcida Organizada Sangue Rubro e profissionais da imprensa.

O presidente do Conselho do Noroeste, José Antônio Rodrigues, o Toninho, explica que a Lei de n.º 14.193/2021 oferece condições dos clubes se tornarem "clube-empresa", podendo receber recursos financeiros de pessoas físicas, jurídicas e fundos de investimento. Um novo estatuto deve ser criado, no entanto, continuará havendo eleições do conselho deliberativo e da diretoria executiva, como sempre foi feito em toda a história do clube. O torcedor pode ficar tranquilo, segundo Toninho, que o escudo, cores, cidade sede e tradições do Esporte Clube Noroeste jamais sofrerão alterações. “Isso constará no novo estatuto e na minuta da SAF”, garantiu Toninho Rodrigues.

O conselheiro destaca como será a SAF especificamente no Noroeste. “As pessoas não podem confundir com o que houve no Cruzeiro, a compra do time pelo Ronaldo “Fenômeno”. São coisas completamente distintas. O Noroeste não foi vendido. A partir de janeiro, com a SAF, o empresário Reinaldo Mandaliti, um abnegado torcedor do clube, cujo pai (Valdomir) já foi nosso presidente, será o responsável por dar prosseguimento na SAf daqui em diante, principalmente trazendo investidores para o clube. Assim, o Noroeste terá possibilidade de respirar e se reestruturar economicamente, a começar que toda a receita que vier a partir de agora terá 20% destinado para quitação de dívidas do clube”, explica.

Próximo passo - Foi nomeada uma comissão de conselheiros para dar celeridade e encaminhamento da minuta da SAF. São eles Toninho Rodrigues, Reinaldo Mandaliti, Leandro Palma, Estevan Pegoraro e Rodrigo Gomes.


O que é SAF? - Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 6 de agosto de 2021, a Lei do Clube-Empresa" ou então "Sociedade Anônima do Futebol (SAF)", é um projeto de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), traz uma nova formatação jurídica aos clubes de futebol, que hoje em sua maioria são associações sem fins lucrativos. Hoje, a maior parte dos times de futebol, sem fins lucrativos, não contribuem com o caixa da União. O clube que muda para SAF obtém as certidões negativas de débitos e também é possível proporcionar garantias legais para possíveis investidores.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações