O caso Eriberto / Luciano

Por Lucas Paes
Foto: Gazeta Press

Eriberto, ou melhor, Luciano, é idolo do Chievo Verona

Completando 46 anos neste dia 3 de dezembro, Luciano Siqueira de Oliveira é um dos mais famosos casos de gato, ou seja, de idade e documentação adulterada na história do futebol brasileiro e por que não, mundial. Ídolo do Chievo Verona, o atleta revelado no Palmeiras começou a carreira como Eriberto, com teoricamente 18 anos em 1997, revelado por Felipão. 

Depois de um bom início no Verdão acabou negociado com o Bologna, onde nunca conseguiu se firmar, antes de ser negociado com o Chievo Verona em 2000. O começo no time de Verona foi espetacular e jogando junto a Manfrendini formou uma dupla conhecida como "Flechas Negras", devido ao fato de ambos terem descendências africanas. Foi em 2002, porém, que sua carreira virou de vez, inclusive com ele quase se transferido a Lazio.

Em 2002, foi descoberto que Eriberto havia adulterado documentos para jogar no juvenil do Palmeiras, que seu nome real era Luciano e que havia nascido em 1975 e não em 1978. A confissão partiu do próprio jogador, que vivia um conflito  desde o nascimento do filho. Havia mudado a identidade devido a conselhos de um olheiro, para ter melhores oportunidades no futebol. No desespero que vivia na época, devido à ser órfão e não ter melhores oportunidades na vida, aceitou a falsificação. 

Após a confissão, foi julgado e pegou uma suspensão e uma multa da FIGC, a Federação Italiana de Futebol. Ainda teve de pagar indenização ao verdadeiro Eriberto devido aos constrangimentos. Ficou suspenso por seis meses, pena mais leve pois foi levado em consideração o fato de ter confessado a situação e colaborado completamente com as investigações. 


Voltou e ajudou o Chievo a ir bem em mais um Campeonato Italiano, chamando atenção da Inter, que o contratou por empréstimo. Não foi bem na Beneamata na temporada 2003/2004, mas acabou não se firmando e retornou ao Chievo, que acabou inclusive jogando a Liga dos Campeões em 2006, apesar de ser eliminado nas fases preliminares. Ficou no clube até 2013, se tornando um dos maiores ídolos do clube e se aposentou no Mantova, em 2014.

Curiosamente, a suspensão acabou não afetando sua carreira. Foram 14 gols em 270 jogos pelo Chievo, além de várias assistências, que o garantiram no panteão de ídolos da instituição. Hoje, possuí um flat em Florença, onde mora com a família.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações