Filó e sua vitoriosa passagem pelo Corinthians

Por Fabio Rocha
Foto: arquivo

Filó em ação pelo Timão

Hoje completa 116 anos do nascimento de um dos grandes jogadores da década de 20 e 30, jogando nacionalmente e internacionalmente. Anfilogino Guarisi Marques, mais conhecido como Filó, foi um excelente ponta atacante, com passagens por times gigantes. O jogador foi o primeiro brasileiro Campeão do Mundo jogando pela Itália, mas Filó só chegou na Europa após ótimas temporadas no Corinthians.

O atacante, que nasceu em 26 de janeiro de 1905 chegou para o Timão em 1929, e se transferiu do Paulistano, clube por onde Filó recebeu grandes recordações e títulos. O ponta chegou para o Corinthians, com a intenção de melhorar o sistema ofensivo do time, e conseguiu logo na primeira temporada.

No primeiro ano ele novamente foi Campeão Paulista, só que agora pelo Corinthians, ajudou o clube com grandes atuações e gols. Filó, tinha uma habilidade fantástica, e uma velocidade excelente, tudo que um ponta precisava para se destacar no futebol, e ele conseguiu.

Filó caiu nas graças da Fiel torcida, e cada vez mais cravou seu espaço no ataque do Timão. Na sua segunda temporada, o atacante ajudou mais ainda o clube a levantar os títulos, conseguindo trazer dois canecos para São Jorge. O Corinthians conquistou o Bi Campeonato Paulista e também levou a Copa do Campeões, um ano muito vitorioso para o atleta.

1930 seria praticamente o último ano da primeira passagem do jogador, que com as grandes atuações chamou a atenção de clubes no exterior. Filó saiu do Timão e se transferiu para a Lazio, por onde fez muito sucesso, tanto que foi convocado para a Seleção Italiana, e a Itália que foi anfitriã da Copa do Mundo de 1934, acabou se consagrando Campeão, e Filó foi o primeiro jogador brasileiro a ganhar o Mundo.

Depois de anos na Itália, Filó voltou ao futebol brasileiro, novamente para atuar no Corinthians, clube pelo qual o jogador já tinha uma identificação. Em 1937 seria o ano de sua volta e também o último dele como jogador do Timão, e também deixou uma ótima impressão. Filó ganharia mais uma vez o Campeonato Paulista, se tornando tri campeão pelo Corinthians.


Após a boa temporada, o atleta se transferiu para o rival, Palmeiras, que na época se chamava Palestra Itália. Filó deixou uma carreira linda no Corinthians, com 73 jogos, 72 como titular, foram 45 vitórias, 14 empates e 14 derrotas, anotando 43 gols com a camisa do Timão, e levantando 5 títulos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações