O início de Gary Lineker no Leicester City

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Lineker quando defendeu o Leicester City

Gary Winston Lineker, nascido na cidade de Leicester, está completando 61 anos de idade neste dia 30 de novembro de 2021. Por isso, nesta terça-feira, vamos relembrar o início da carreira do centroavante defendeu a equipe de sua cidade natal, o Leicester City.

Após passar sua pré-adolescência com o coração indeciso entre o futebol e o críquete, Lineker chegou até a praticar a disputar o primeiro esporte na escola. Era uma grande admirador de David Gower, que jogava na equipe de Leicestershire e era nada mais nada menos do que o capitão da seleção inglesa de críquete.

Apesar de levar jeito para o esporte e ter sido capitão do time da escola na mesma modalidade, Gary sempre era lembrado na escola por focar muito no futebol. Segundo o próprio, um de seus boletins diziam que o fato dele se concentrar demais na vida futebolística e menos nos estudos, não ganharia nada na vida com isso. Porém, esse fato não fez com que Lineker desistisse de se tornar um atleta.

Entrou para a equipe das categorias de base do Leicester em 1976, mas sua estreia aconteceu apenas no dia 1º de janeiro de 1979, quando os Foxes receberam o Oldham Athletic no estádio Filbert Street, antiga casa do clube, e venceram o confronto pelo placar de 2 a 0. Nesta mesma temporada, o jovem de 18 anos de idade marcou apenas um gol em sete partidas que jogou.

Com mais espaço dentro da equipe, Lineker foi peça importante para a conquista da Segunda Divisão do Campeonato Inglês em 1980. Com mais tempo para mostrar serviço em relação ao ano anterior, o centroavante disputou 20 partidas e anotou três tentos na temporada.

Sob comando de Jock Wallace, era mais do que esperado que o atacante conseguisse conquistar ainda mais espaço no time por conta do acesso à elite do futebol inglês na temporada anterior. Mas, o conjunto da equipe acabou não funcionando como se acreditava e com uma média 21,78 anos de idade, o clube fez uma péssima campanha no campeonato nacional. Terminou na 21ª posição da tabela e retornou rapidamente para a Segunda Divisão. Além de tudo isso, Gary disputou somente 10 jogos, já que precisou disputar posição com jogadores como Jim Melrose, Alan Young e Steve Lynex.

Com mais espaço e tempo, o jovem atacante passou a ter o seu faro de gol ainda maior, uma vez que entrou em campo 47 vezes com a camisa do Leicester e conseguiu balançar as redes adversárias em 19 oportunidades. Apesar dos Foxes não terem conquistado o acesso para a primeira divisão do futebol inglês, Lineker ajudou a levar a equipe para as semifinais da FA daquela temporada. Além de Gary, o time também contava com outros nomes como Ian Wilson, John O’Neill, Paul Ramsey, Andy Peake e Kevin McDonald.

Na temporada 1982-1983, foi ainda mais fundamental para a equipe. Demonstrando boa fase e uma pontaria certeira, ajudou a levar o Leicester City de volta à elite. Não satisfeito com sua marca no ano anterior, chamou ainda mais atenção já na temporada seguinte, com 26 tentos marcados em 46 partidas jogadas. Ali também marcava o início da parceria de Lineker com Alan Smith, que juntos marcar 97 gols pelos Foxes até 1985. Nesta edição do campeonato inglês, o Leicester terminou a competição no 15º posto, conseguindo assim se manter na elite do futebol nacional.

Por conta da grande coleção de boas atuações da sua dupla, a torcida do Leicester já começava a se preparar para aquele triste momento de se despedir do craque, até porque, a temporada 1984-1985, seria a última de Lineker com a camisa dos Foxes. Para os fãs, as boas atuações fariam com que os maiores clubes da Inglaterra despertassem seus interesses no atleta.


Em seu último ano com a camisa azul, Gary foi o maior artilheiro da primeira divisão do futebol inglês marcando 24 gols no campeonato. Totalizou 29 tentos anotados, já que também balançou as redes adversárias em partidas válidas por outra competições que o clube disputou ao longo da temporada. Suas principais vítimas foram Manchester United, Liverpool, Newcastle e Aston Villa. Os Red Devils sofreram dois gols do craque e o Villa levou três em uma goleada dos Foxes pelo placar de 5 a 0 no mês de outubro de 1985.

Assim que teve seu longo e belo vínculo com o Leicester City finalizado, foi para a cidade de Liverpool, mas para defender o Everton, que era o atual campeão inglês. Nos Toffes, jogou uma temporada e foi vice-campeão nacional, perdendo o título e oportunidade de conquistar um título da primeira divisão para os Reds. Mais tarde ainda passaria por clubes como Barcelona, Tottenham Hotspur e Nagoya Grampus, além de disputar duas Copas do Mundo (1986 e 1990) e duas Euros (1988 e 1992). Foi no futebol japonês, que Lineker encerrou a sua carreira como jogador de futebol profissional.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações