O começo espetacular de Luís Figo no Sporting

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo/Marca

Figo no Sporting

Completando 49 anos neste dia 4 de novembro, o português Luís Figo foi dentro de campo um dos maiores jogadores da história de Portugal, considerado por muitos como o grande craque do país pós Eusébio (e, claro, pré-Cristiano Ronaldo). Dono de uma qualidade imensa, ótimo passe, visão de jogo e bom chute, o completíssimo meio-campista começou sua trajetória no Sporting, que até hoje é uma das referências de formação de jogadores na Europa.

Figo chegou as categorias de base sportinguistas ainda muito novo, aos 13 anos, desde cedo já mostrava bom futebol e era considerado uma das grandes promessas do futebol português. Com formação no futebol de salão, Figo tinha raciocínio mais rápido por estar acostumado com as dimensões apertadas da quadra, o que acabou se tornando um diferencial durante seu período na base e partir do momento que foi alçado ao time profissional, a partir da temporada 1989/1990.

A estreia de Figo no time principal foi diante do Marítimo já no fim da temporada 1989/1990, com apenas 17 anos. Nessa época acabava passando mais tempo jogando pela Seleção Portuguesa de base do que pelos Leões. Inclusive, quase se transferiu ao Benfica. Sua efetivação real no time ocorreu a partir da temporada 1991/1992, quando passou a ser o principal jogador do time com apenas 18 anos. Marcaria o primeiro gol contra o Torrense, na temporada 1991/1992.

Na temporada seguinte, passou a atuar mais, já sendo um dos titulares do time, mas curiosamente não marcou nenhum gol. Passou a já marcar presença no time principal da Seleção Portuguesa. Mostrava dentro de campo excelente habilidade e velocidade nos dribles, falhando um pouco na questão da finalização, porém já era muito claro que Figo se tornaria um grande jogador em um futuro não tão distante.

A partir da temporada 1993/1994, já com mais maturidade, o camisa 7 explodiu. Passou a marcar gols e dar assistências, mostrando uma qualidade ímpar que rapidamente fez com que clubes de fora de Portugal se interessassem pelo seu futebol. Naquela temporada, marcou gols nos dois clássicos diante do Benfica. Apesar do assédio de outros clubes, os alviverdes ainda conseguiram o segurar por mais um ano.


No biênio 1994/1995, teve sua melhor temporada pelo Sporting e ajudou o clube a conquistar a Copa de Portugal. Neste momento, sua saída parecia inevitável e acabou deixando o clube para atuar pelo Barcelona, depois de acabar suspenso na Itália por assinar com Parma e Juventus ao mesmo tempo e de ter uma transferência para o Manchester City melada (o City ainda não era o rico clube que é hoje.).  Encerrou sua trajetória no clube com 23 gols em 158 jogos. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações