Portuguesa - Boas campanhas que não a levaram para lugar algum

Por Ricardo Pilotto
Foto: divulgação Portuguesa

Lusa teve um ano de decepções em mata-mata

Na noite desta última quarta-feira, dia 3, a Portuguesa foi derrotada pelo placar de 3 a 1 no segundo confronto diante do do Botafogo de Ribeirão Preto, válido pelo jogo de volta das semifinais da Copa Paulista após vencer a ida por 2 a 1 e acabou se despedindo da competição. Com a eliminação, o clube rubro-verde mostra que precisará passar por um processo de renovação se quiser voltar a disputar grandes campeonatos nos próximos anos.

Após ser campeã da própria Copa Paulista de 2020 e conquistar a vaga para a Série D do Brasileirão desta temporada, a Lusa começou este ano com o foco principal na Série A2 do Campeonato Paulista e repetir o feito do São Caetano em 2019 e 2020. O objetivo máximo era o acesso à elite do futebol estadual, mas acabou o time acabou não conseguindo jogar de maneira que deixasse o seu torcedor completamente convencido de que seria um ano de sucessos sob comando o treinador Fernando Marchiori.

Apesar do futebol apresentado não agradar o torcedores rubro-verdes, a equipe da capital paulista fechou a primeira fase da Série A2 ainda conseguiu se classificar para as quartas de final da competição. Por terminar no 7º posto na tabela de classificação com 22 pontos somados, a Portuguesa enfrentou o vice-líder Água Santa, que futuramente chegaria na final e retornaria à elite do futebol. O sonho lusitano o sonho de voltar a primeira divisão ficou mais distante depois de perder o primeiro jogo em casa por 2 a 0. Com isso, mesmo com a vitória no segundo confronto por 2 a 1 sobre o Netuno fora de casa, o saldo de gols acabou não sendo o suficiente e a Lusa parou nas quartas de final pelo segundo ano seguido.

Depois do insucesso no campeonato estadual, ainda restava uma esperança ao clube: o acesso à Série C através da tão esperada Série D, competição que o clube não disputa desde 2017. Com a mesma irregularidade dentro das partidas na fase de grupos e o futebol que ainda colocava uma 'pulga atrás' da orelha da torcida lusitana, o clube paulista conseguiu fazer o suficiente e terminou na liderança da chave A7 com 24 pontos em 14 rodadas. Nestes 42 pontos em disputa, a Lusa teve seis vitórias, seis empates e duas derrotas.

Na segunda fase, que antecederia os 16 avos de final, o clube rubro-verde teve de encarar o Caxias, que terminou na quarta colocação do grupo A8. Após a derrota por um placar magro de 1 a 0 para o clube gaúcho em Caxias do Sul na ida, e uma sofrida vitória com gol de Caio Mancha nos acréscimos no jogo de volta realizado no Canindé, a vaga acabou tendo que ser decidida através de uma disputa de pênaltis. Nas penalidades, a Portuguesa desperdiçou três cobranças e foi eliminada por 4 a 1 na contagem. Consequentemente, mais uma trágica eliminação, que certamente não estava nos planos de nenhum membro da diretoria.

Por conta do forte descontentamento de grande parte da nação rubro-verde, a pressão pela demissão do comandante Fernando Marchiori aumentou cada vez mais. O 'barril de pólvora explodiu', quando o treinador recebeu diversas mensagens no seu Whatsapp e resolveu responder algumas destas 'ameaças' xingando um torcedor lusitano. Logo após este lamentável episódio, o Presidente Antônio Carlos Castanheira decidiu trocar o comando técnico, e trouxe Alex Alves, que é um ídolo da torcida rubro-verde e trabalhava no Juventus, para a disputa da Copa Paulista, que já estava em andamento. Naquele momento, a Lusa já havia vencido o Moleque Travesso por 2 a 1 em casa na estreia e empatado com o São Caetano em 1 a 1 atuando no ABC Paulista.

Com um estilo e uma proposta de jogo diferenciada, a equipe da Portuguesa conseguiu mostrar alguma evolução e terminou a fase de grupos da Copa Paulista na liderança da chave 4 com 14 pontos conquistados em oito jogos disputados. Nas quartas de final, o clube da capital paulista enfrentou o Votuporanguense e conseguiu a classificação após vencer de maneira convincente por 3 a 0 em Votuporanga no primeiro embate. Já na volta, os lusitanos perderam para o CAV por 2 a 1 no Canindé, mas ainda assim garantiram vaga para a fase derradeira da competição.

Nas semifinais, o time paulistano teve de duelar com o Botafogo de Ribeirão Preto, que disputa o torneio em busca de uma vaga na Copa do Brasil, uma vez que a Pantera já está na Série do Campeonato Brasileiro. Na partida de ida, a Lusa venceu o clube do interior por 2 a 1 no Canindé e teve de decidir em campo adversário, por conta do aproveitamento do Tricolor ter sido melhor nas fase anteriores. Já no confronto da volta, os rubro-verdes chegaram a abrir o marcador e aumentar a sua vantagem para 3 a 1 no placar agregado, mas no fim a Lusa tomou a virada e acabou saindo derrotada e eliminada do estádio Santa Cruz.

A eliminação na Copa Paulista não foi o último ato da Portuguesa em 2021 no futebol profissional. Nesta quinta, enquanto esta matéria estava sendo fechada, a Lusa anunciou a demissão do treinador Alex Alves. Em resumo, o time Rubro Verde terá um novo comandante na próxima temporada.

Por isso, vale lembrar que em 2022, a Portuguesa irá disputar a Série A2 do Paulistão pelo sétimo ano seguido e também não terá nenhuma competição nacional para disputar nesta temporada que está por vir. Para voltar ao cenário do futebol brasileiro, o time verde e vermelho terá de chegar na decisão da próxima edição da Copa Paulista e vencer. Assim, poderá escolher entre a vaga na Série D, que garante calendário, ou a Copa do Brasil, que paga muito bem apenas por participar do torneio.


A torcida lusitana faz de tudo pelo seu time do coração, mas também dá indícios de que a paciência já se esgotou por conta da falta de planejamento recorrente nas diretorias anteriores e dos vários fracassos da equipe nas últimas competições que participou nestes últimos anos. O sentimento que fica para o mais fanático torcedor do clube é que mais uma temporada se foi e a Portuguesa 'não saiu do lugar'. Que 2022 será mais um ano sem calendário e que a possibilidade destes insucessos recentes voltarem a acontecer é grande se providências drásticas na administração não forem tomadas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações