Foto: Eduardo Silva / TV Tribuna
Joaquim da Rocha Brites estava com 99 anos
Faleceu nesta segunda-feira, dia 15 de novembro, aos 99 anos, o empresário Joaquim da Rocha Brites, ex-dirigente da Portuguesa Santista, também ligado ao Centro Cultural Português de Santos, apoiador da Escola Portuguesa e diversas associações da Baixada. Ele foi presidente da Portuguesa Santista em três oportunidades (1965/1967, 1979/1972 e 1988/1990).
Joaquim da Rocha Brites nasceu na freguesia de Bustos, em Portugal, no dia 12 de janeiro de 1922 e chegou ao Brasil aos 13 anos de idade, em 1936, logo começando a trabalhar com seu tio Adelino, um próspero agricultor e empresário que lhe direcionou a um curso de contabilidade, fundamental para que iniciasse no ramo comercial, mais especificamente na exportação de bananas, atividade a qual dedicou-se posteriormente na produção e exportação.
No Brasil, ainda pré-adolescente, se apaixonou pela Portuguesa Santista, muito por conta de um argentino que havia recém-chegado ao estádio Ulrico Mursa: Tomás Beristein. Brites foi um dos últimos que estavam vivos que viu o craque, que em sua terra natal defendeu Platense, San Lorenzo e Seleção, vestir a camisa Rubro Verde no início dos anos 40. Os relatos são de que até hoje a Briosa não teve um jogador igual.
Na primeira vez em que foi presidente do clube, logo de cara conquistou a Divisão de Acesso Paulista de 1964. Ele assumiu em 1965, mas como a competição foi além da sua temporada, o jogo contra a Ponte Preta, que definiu o título da competição, foi em março do ano seguinte, Brites foi o presidente campeão.
Em sua segunda passagem na presidência, assumiu o clube no ano seguinte ao rebaixamento no Paulistão. Entre 1979 e 1982, a Briosa brigou pelo acesso nas temporadas, mas não conseguiu exito. Já em seu terceiro mandato, entre 1988 e 1990, teve uma atitude que desagradou os torcedores: licenciou o clube das competições da Federação Paulista de Futebol. A Briosa só voltou aos campos em 1991, já na gestão de Marcus de Rosis.
Ainda fez parte do Conselho Deliberativo do clube e Brites ainda casou-se com Deolinda Brites com quem tem três filhos: Sérgio, Eduardo e Pedro. O presidente da Associação Atlética Portuguesa, Sérgio Schlicht, decretou luto oficial de três dias.
0 comentários:
Postar um comentário