Estátua do Bellini no Maracanã completa 66 anos da inauguração

Por Fábio Rocha
Foto: divulgação

A estátua fica em frente à uma das entradas do Maracanã

Neste 13 de novembro de 2021, um dos monumentos mais importantes do Rio de Janeiro completa 66 anos de inauguração. A estátua do capitão da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1958, Bellini, levantando a Taça Jules Rimet, em frente ao Maracanã, em homenagem à primeira conquista mundial da Canarinho é ponto de encontro e turístico, marco de localização e ainda causa dúvidas e perguntas para quem a visita.

De acordo com fontes da época, o monumento é uma homenagem ao time campeão de 1958. Segundo uma matéria do "Jornal dos Sports" do dia 11 de novembro de 1960, o nome da estátua seria "Monumento dos Campeões Mundiais de Football". Entretanto, o jornalista Luiz Mendes trouxe uma versão diferente em seu livro "7 mil horas de futebol". O escritor conta que teve a ideia quando era locutor do programa "Noite de Gala", da TV Rio, que era patrocinado pela loja do empresário Abraham Medina.

"Medina, com aquele grande dinamismo que lhe era característico, por ter gostado da ideia, mandou logo esculpir a estátua. E o Rei da voz (loja do Abraham) comandou a iniciativa de "Noite de Gala", homenageando os campeões do mundo com a estátua de Bellini", escreveu o jornalista Luiz Mendes em seu livro.

Outra dúvida que o monumento traz é sobre o rosto do personagem da estátua, pois não tem tanta semelhança com o zagueiro Bellini. Matheus Fernandes, professor de cultura do Museu Nacional de Belas-Artes, ficou destinado a fazer. Em 2010, em entrevista ao SportTV, a esposa do ex-jogador, Giselda, informou que o marido chegou a posar duas vezes para o professor.

Luiz Mendes diz em seu livro que a cabeça da estátua é de Francisco Alves, o "Rei da Voz", homem que inspirou o nome da loja de Abraham. Contudo, essa história já foi desmentido por Roberto Medina, filho de Abraham. Existe também outra opção, o disposto modelo teria sido o jornalista Hamilton Sbarra. A irmã dele, Dilma Sbarra, mostrou em uma reportagem da revista "Itália Nossa" que o jornalista foi escolhido como modelo. "Certa vez, ele, Matheus Fernandes, pediu uma foto minha, dizendo que precisava de um rosto com perfil greco-romano, como julgava ser o meu", afirmou Sbarra.


Após tanto tempo o mistério continua, e ninguém ainda descobriu se a homenagem foi feita para Bellini ou não. Mesmo sem a certeza, o zagueiro ficou eternizado na entrada principal do Maracanã, com o gesto de levantar a taça que se tornou tradição após o zagueiro fazer em 1958.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações