Quando Gerard Butler interpretou o herói de uma das maiores zebras da história das Copas

Ricardo Pilotto
Foto: divulgação

Gerard Butler, como Frank Borghi, em cena do filme

Neste sábado, dia 13 de novembro de 2021, o renomado ator Gerard James Butler, popularmente conhecido apenas como Gerard Butler, está completando 53 anos de idade. Por isso, hoje relembraremos quando o mesmo interpretou Frank Borghi, herói de uma das maiores zebras da histórias da Copas, no filme The Game of Their Lives (Duelo de Campeões).

O longa tem como foco maior a vitória da seleção dos Estado Unidos sobre a Inglaterra no dia 29 de junho de 1950. Porém, antes mesmo de toda a encenação da partida, mostra como foi todo o processo de seleção para escolher os jogadores que representariam o time norte-americano. Um grupo de garotos de uma pequena cidade chamada St. Louis tinham como objetivo disputarem a Copa do Mundo que seria disputada no Brasil.

Destaca um pouco da personalidade de cada personagem e também da ênfase ao fato de todos aqueles que jogariam pela equipe norte americana eram amadores. Inclusive Frank Borghi, interpretado por Gerard Butler, era um 'catcher' do St. Louis Cardinals, time de Beisebol em que jogava, antes de perceber que poderia ser goleiro.

Durante o período de treinos, Borghi junto de vários outros rapazes que jogariam o Mundial souberam de um teste e tiveram de passar por todo este processo para conquistarem seu lugar na equipe. Com boas apresentações, conseguiram o direito de representar os Estados Unidos na Copa do Mundo no Brasil.

Simulando o jogo fatídico contra a seleção inglesa na segunda rodada da Copa do Mundo no dia 29 de junho de 1950, Butler incorpora muito bem o personagem, encenando as duas importantíssimas defesas que Borghi fez pra conseguir impedir que jogadores como Stanley Mortensen e Tom Finney colocassem a equipe do velho continente à frente do placar.

Graças ao gol marcado por Joe Gaetjens aos 38 minutos do primeiro tempo, a zebra foi decretada no estádio Independência. Ao final da partida, mostra Butler, como Borghi, festejando a vitória heroica e mais inesperada da história das copas.


Mesmo que a seleção norte americana não tenha conseguido a classificação para a próxima fase, o simples fato de um time amador ter vencido um confronto diante da Inglaterra, que era uma potência do futebol, foi o suficiente para que toda a história fosse contada de maneira emocionantee condizente com tudo o que aconteceu.

Gerard Butler era, de certa forma, o ator mais conhecido do filme. Dois anos depois de fazer o papel do herói de uma das maiores zebras da história das Copas, fez o famoso filme 300, interpretando o principal personagem.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações