O primeiro aniversário de Maradona sem ele entre nós

Com informações do UOL
Foto: Ricardo Moraes / Reuters

A casa onde Maradona passou a infância é hoje Patrimônio Histórico Argentino

Diego Armando Maradona pode não ter sido o melhor da história, que na minha opinião foi Pelé. Há quem diga que ele nem foi o melhor aregentino de todos os tempos, o que discordo, mas alguns falam em Alfredo Di Stéfano e outros em Messi. Porém, acho que não existe dúvida de que "El Pibe de Oro" é o jogador da história mais indentificado com o povo de seu país natal. Sim, Maradona é idolatrado pelos argentinos, a ponto de chamá-lo de D10S.

É, mas desde o dia 25 de novembro do ano passado que Diego Armando Maradona não está entre nós. E este 30 de novembro é o primeiro aniversário dele que os argentinos e fãs de futebol não poderão comemorar com ele em vida. Ele estaria completando 61 anos.

Quem viu a Copa do Mundo de 2014 certamente cansou de ouvir a música "Brasil decime qué se siente", cantada sem parar pela torcida argentina nos mais diferentes estádios e concentrações. Na Argentina, hoje, há um novo "cântico", como eles chamam, tão pegajoso quanto este de sete anos atrás. E a canção atribui a Maradona, "hoje no céu", o milagre de fazer a seleção argentina campeã de novo.

"Y al Diego, desde el cielo lo podemos ver /Con Don Diego y con la Tota / Alentándolo a Lionel".

"Ao Diego, desde o céu podemos ver/Com o Seu Diego e com a Tota/Torcendo por Lionel Messi", é a referência a Maradona e seus pais, todos já mortos. A música começa com a afirmação que escancara o famoso orgulho dos vizinhos: "Nasci na Argentina, terra de Diego e Lionel".

A letra adapta a música "Muchachos", da banda de pop/rock La Mosca, cantada por diversas torcidas no país, especialmente a do Racing.

Caminhando pelas ruas de Buenos Aires ou parando em um típico café portenho para conversar sobre futebol, não é raro ouvir que, sim, é Maradona o responsável pela excelente fase argentina. A azul e branca não perdeu nenhuma vez sequer desde a morte do craque, conquistando um título, a Copa América, contra ninguém menos que o Brasil em pleno Maracanã. A Argentina estava na fila fazia 28 anos.


Os milagres maradonianos, claro, não se limitam à torcida, e viraram grandes oportunidades de negócio. Líder do mercado argentino de cervejas, a Quilmes fez um comercial de TV a respeito cheio de emoção. É até no atual momento albiceleste, os 'hinchas' acham que o motivo é Maradona!
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações