Conquista da primeira Libertadores Feminina pelas Sereias completa 12 anos

Por Gabriel Santana / Santos FC
Foto: arquivo Santos FC

Sereias com a taça de campeãs da primeira Libertadores Feminina

A primeira edição da Taça Libertadores feminina foi realizada no ano de 2009, e o Santos investiu alto para levantar a taça e trouxe a Rainha Marta e a artilheira Cristiane, ambas no auge, para reforçar o já forte elenco das Sereias da Vila.

Além do investimento para a competição, o Santos também foi um dos apoiadores do torneio, e a Vila Belmiro foi a sede da primeira grande competição sul-americana de clubes entre as mulheres. E no dia 18 de outubro, equipe santista confirmou toda sua superioridade diante de suas adversárias, e aplicou uma goelada de 9 a 0 na final, diante da Universidad Autônoma, do Paraguai.

Show das Sereias na grande final - Perante a um público de 14.183 pagantes, e mesmo sem a artilheira da equipe, Cristiane, que estava suspensa, as Sereias da Vila não tomaram conhecimento das suas adversárias. Logo aos 13 minutos, Maurine abriu o placar após cruzamento de Marta. Três minutos depois, a Rainha cobrou falta com maestria, e ampliou para 2 a 0.

Com a vantagem de dois gols construída rapidamente, a equipe santista cadenciou o jogo, e as meninas do clube paraguaio não tiverem forças para uma reação.


Já na segunda etapa, as Sereias da Vila vieram decididas para finalizar de vez a partida. Aos 2 minutos, Dani Silva cruzou e Érika mandou para o fundo da rede. A goleira Gloria Rodriguez tentou sair jogando e escorregou. Fran chutou de primeira e marcou o quarto do Peixe. Foram 2 gols em apenas 5 minutos.

O título já estava sacramentado, mas elas queriam mais. Aos 9 minutos, a menina Thaís, de apenas 16 anos, substituta de Cristiane, fez o quinto, após cobrança de escanteio. Dois minutos depois, Érika aproveitou passe de Fran e assinalou o sexto do Alvinegro. Na sequência, o técnico santista realizou duas alterações, e trocou a dupla de ataque. Colocou Suzana na vaga de Érika, e a menina da Vila, Ketlen, de apenas 17 anos, entrou na vaga de Thaís, de 16.

Suzana aproveitou a chance de entrar na partida e marcou o sétimo das Sereias, aos 25 minutos. A lateral Dani Silva fez o oitavo, e a menina Ketlen foi a encarregada de fechar o marcador, 9 a 0, aos 38 minutos.

As escolhidas pelo técnico Kleiton Lima para a disputa da final foram as seguintes: Andréia Suntaque; Aline Pellegrino (Pikena), Carol Arruda, Janaína e Dani Silva; Ester, Fran, Maurine e Marta; Érika (Suzana) e Thaís (Ketlen). Ao final da partida, muita festa no Estádio Urbano Caldeira, e a capitã Alline Pelegrino levantou mais uma taça internacional para a rica galeria de títulos do Santos Futebol Clube.


Campanha impecável - Na primeira fase o Santos disputou 4 jogos, e qualificou-se para a semifinal com facilidade. Destaque para o triunfo de 12 a 0 imposto ao Enforma, da Bolívia, e a goleada de 11 a 0 diante do Caracas da Venezuela. Foram 4 vitórias e 29 gols marcados na primeira fase.
Ao todo, as Sereias disputaram 6 partidas. Tiveram 100% de aproveitamento, e assinalaram 43 gols.

Cristiane foi a artilheira da competição, com 15 gols assinalados. Já a Rainha Marta terminou o certame com 7 tentos. Completaram a artilheira as seguintes atletas: Érika, com 6 gols, Maurine, com 4 gols, Fran, com 3 gols, Thaís, Suzana e Dani Silva marcaram 2 gols e Alline Pelegrino e Ketlen balançaram a rede uma vez.

Para conquistar o título, o técnico Kleiton Lima utilizou as seguintes atletas: Andreia Suntaque, Alline Pelegrino, Janaína, Ketlen, Fran, Maurine, Marta, Carol Arruda, Dani Silva, Éster, Érika, Cristiane, Thaís, Thorunn, Suzana, Pikena, Sandrinha e Pamela.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações