A importância de Nikopolidis na conquista da Eurocopa da 2004

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

Nikopolidis fechou o gol na Eurocopa de 2004

O título da Eurocopa de 2004 conquistado pela Seleção Grega é até hoje um dos mais surpreendentes da história do futebol. Numa campanha que foi se tornando cada vez melhor, os comandados de Otto Rehhagel acabaram conquistando o título em cima dos anfitriões portugueses, silenciando um lotado Estádio da Luz e causando uma tristeza que Portugal só superaria quando em 2016 Éderzito calou a França. Um dos grandes responsáveis por aquela conquista foi o goleirão Nikopolidis, conhecido pelos seus notórios cabelos brancos.

Goleiro do Panathinaikos nas principais aventuras do alviverde grego na Europa naquele período, o experiente jogador era a última linha de defesa de um time que se caracterizou pela aplicação tática forte e pela eficiência em não deixar espaços ao adversário. A intenção era que fosse pouco acionado, mas o arqueiro helênico estava longe de ser um jogador desprezível e também era capaz de aprontar defesas espetaculares, como aliás fazia muito durante sua carreira até ali atuando pelo PAO e seguiria fazendo depois no Olympiakos.

Foi com essa força defensiva e um ótimo contra-ataque que os gregos venceram Portugal por 2 a 1 no Dragão na estreia, num jogo onde Nikopolidis pouco trabalhou pois os Lusos pouco conseguiram chegar ao gol grego. Quando marcaram, foi porque a cabeçada de Cristiano Ronaldo foi simplesmente indefensável. Nas partidas seguintes da fase de grupos, um bom empate com a Espanha e uma surpreendente derrota para a Rússia, que classificaram os gregos na segunda colocação da chave.

Nas quartas de final, veio a França de Zidane e Henry. Apesar do favoritismo dos Bleus, as principais chances foram helênicas e neste dia em particular Nikopolidis se mostrava intransponível. Foram várias defesas do goleirão, evitando o gol francês. Charisteas, de cabeça, marcou no segundo tempo o gol da classificação grega, no jogo que foi a primeira grande atuação do goleiro do time na competição. Mas, a atuação maior do goleirão viria nas semifinais.

Contra a República Checa, Nikopolidis foi simplesmente absurdo, numa partida onde nem a enorme aplicação tática helênica foi capaz de parar o talentosíssimo time tcheco. Na prorrogação, que era definida pelo curioso sistema do "Gol de Prata", que daria a vitória a quem vencesse no primeiro tempo, a Grécia marcou com Dellas e chegou a decisão.


Na decisão, disputada no lendário Estádio da Luz, Portugal mais uma vez teve de enfrentar a frieza e eficiência defensiva helênica. As tentativas lusas paravam na espetacular atuação de Nikopolidis, que parecia defender tudo que chegava a meta grega. No segundo tempo, o histórico gol de Charisteas deu o título a Grécia, campeã européia de 2004.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações