Leivinha e sua passagem pela Portuguesa

Foto: arquivo

Leivinha defendeu a Lusa entre 1966 e 1971

João Leiva Campos Filho, o Leivinha, nasceu dia 11 de setembro de 1949, na cidade de Novo Horizonte (SP). Foi um meia habilidoso, que está na história do Palmeiras dos tempos da Academia, da Seleção, por ter marcado o milésimo gol da Seleção Brasileira, do Atlético de Madri, onde ganhou o apelido de “Príncipe”. Conhecido como um dos maiores cabeceadores do futebol brasileiro, ele começou a fazer sucesso na Portuguesa.

Esse é Leivinha que nasceu em Novo Horizonte, mas foi criado em Lins, onde iniciou sua trajetória no futebol, jogando pela Linense em 1965. E não demorou para receber oportunidades na equipe principal. Aos 15 anos já era um jogador profissional. As boas atuações do jovem geraram interesse do futebol da capital.

No ano seguinte, Leivinha foi contratado pela Portuguesa de Desportos. Foi uma surpresa para ele, afinal, ainda tinha 17 anos e um de profissionalismo. Quem o contratou foi o diretor Jorge Margy, que Leivinha o considera como um pai, pois lhe deu todo apoio quando chegou na capital paulista. Chegou ao Canindé em 16 de setembro de 1966. Fez um treino entre os titulares e marcou dois gols. Quatro dias depois, estava assinando o contrato com a Lusa por Cr$ 30 milhões e recebendo luvas de Cr$ 5 milhões.

Sua estréia com a camisa da Portuguesa, aconteceu no dia 12 de outubro de 1966, pelo Campeonato Paulista, na vitória de 2 a 0 sobre o São Paulo. Estava começando a surgir o ataque ie-ie-ie com Ratinho, Leivinha, Ivair e Estéfano. Seu primeiro gol na Lusa foi marcado em 10 de novembro de 1966, no empate de 4 a 4 contra o Comercial de Ribeirão Preto. Dia 10 de junho de 1967, foi convocado pelo técnico Aymoré Moreira para integrar a seleção brasileira que iria disputar a Copa Rio Branco, mas não chegou a se apresentar porque precisou ser operado das amígdalas.


Em 1968, sob o comando de Aymoré Moreira, a Portuguesa realizou uma excursão pela Europa, tendo Leivinha como artilheiro com 12 gols, sendo que o mais bonito, foi o gol que marcou contra a Fiorentina, da Itália, no empate de 1 a 1. Sua última partida pela Portuguesa, aconteceu no dia 6 de setembro de 1970, quando a Lusa perdeu para o São Bento de Sorocaba, pelo Campeonato Paulista daquele ano. No dia 25 de fevereiro de 1971, foi vendido ao Palmeiras. Sua estréia com a camisa alviverde de Parque Antártica, foi no dia 14 de março de 1971, quando o Palmeiras goleou o Guarani por 4 a 0, pelo Paulistão daquele ano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações