O tricampeonato pernambucano de Givanildo pelo Sport

Foto: arquivo

Givanildo com a camisa do Sport

Um dos maiores nordestinos do futebol, seja como jogador ou como treinador, Givanildo Oliveira está completando 73 anos em 9 de agosto. Com uma história ligada ao Santa Cruz, seu final de carreira como jogador foi no rival Sport, onde foi tricampeão pernambucano.

Nascido em Olinda, em 8 de agosto de 1948, Givanildo começou a carreira no Santa Cruz, participando de grandes campanhas da equipe no futebol pernambucano e nacional, estreando no profissional em 1969 e logo emendando um pentacampeão estadual. Em 1976, chegou à Seleção Brasileira e, em seguida, foi para o Corinthians.

Após ser campeão paulista pelo Timão, tirando o time da fila de 23 anos sem títulos, Givanildo volta para o Santa Cruz e conquista o bicampeonato pernambucano. Em 1980, tem uma passagem rápida pelo Fluminense até voltar para Pernambuco, mas para defender o Sport.

Apesar da polêmica envolvendo sua transferência justamente para o “Rival da Ilha”, Givanildo logo de cara levou o Campeonato Pernambucano de 1980, com o Sport batendo o Santa cruz na decisão. Isto mostraria que a passagem de Givanildo pelo Leão da Ilha seria positiva.


Em 1981, o sucesso continuou. O Sport bateu o Náutico na decisão e ficou com o título. Em 1983, o adversário também foi o Timbu e o Leão levou a melhor novamente a taça. Neste ano, Givanildo, depois do título, resolveu deixar os gramados.

Assim, começou no próprio Sport sua destacada carreira ocupando o cargo de treinador. Sério e competente, ficou conhecido como o “Rei dos Acessos”. São quase trinta anos de bons serviços como técnico atuando em várias equipes pelo Brasil. Um dos maiores vencedores do futebol nordestino.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações