Vai começar o Futebol Masculino nas Olímpiadas de Tóquio

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/FIFA

Grupos da Olímpiada de Tóquio

Vai começar o torneio de Futebol Masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que ocorrerão obviamente no ano de 2021. A competição começa nesta quinta, dia 22 de julho, e envolverá um total de 16 seleções brigando por uma das medalhas. A competição segue o formato normal de torneios com esta quantidade de equipes, com dois passando em cada grupo e a partir daí o mata-mata com quartas, semis, final e decisão do bronze.

Atual medalhista de Ouro, o Brasil tentará o bicampeonato. A Alemanha, também estará presente e inclusive enfrenta novamente os brasileiros já na estreia da fase do grupos. Além dos dois, grandes nomes como Argentina e França também estarão na disputa.

Grupo A
África do Sul, França, Japão, México

Neste grupo, França e México já conquistaram  a medalha de ouro no torneio olímpico de futebol. A equipe dos Bleus segue tendo vários nomes bons a seu serviço e traz para olímpiada destaques como Thauvin e Gignac. No time da casa, se destacam nomes como Endo e Sakai, no México, o eterno Ochoa é o grande destaque do time, enquanto a África do Sul traz um time muito jovem e com poucos grandes destaques.

O favoritismo a liderança do grupo é da França, que inclusive tem time para tentar almejar algo em relação a medalha. Japão e México devem brigar pela segunda vaga enquanto a tendência é que os sul-africanos sejam a "zebra" da chave, mas o futebol é uma caixinha de surpresas.

Grupo B
Coréia do Sul, Romênia, Nova Zelândia e Honduras

Aqui temos um grupo recheado de equipes secundárias e que por isso deve ser inclusive bastante interessante, já que é totalmente aberto. Nenhuma das equipes tem em sí um grande destaque individual que chame a atenção, sendo talvez o mais proeminente o sul-coreano Lee Kang-In, ótimo nome do Valência. Mesmo a seleção hondurenha, semifinalista em 2016, não traz nenhum nome chamativo em seu elenco. A Nova Zelândia tem Chris Wood, do Burnley, que é o outro nome chamativo nessa chave.

É até difícil fazer uma previsão neste grupo, já que qualquer situação não será surpreendente. Teoricamente, a Romênia tem mais "tradição", mas não tem nenhum nome que faça alguém ficar boquiaberto. A tendência será mesmo uma disputa interessante, justamente pelas equipes niveladas.

Grupo C
Argentina, Áustria, Egito e Espanha

Neste grupo existem duas candidatas a disputa pelo título olímpico de 2020, ou melhor, 2021. A Argentina, mesmo sem Messi, traz bons nomes como Barco, a Espanha, porém, traz um fortíssimo elenco com seus ótimos jovens, incluindo o absurdo Pedri, o ótimo Oyarzabal e o bom Dani Olmo. Se juntam a experientes com Asensio e Carlos Soler. O Egito vem sem Salah e a Austrália vem com célebres desconhecidos e o jovem Arzani, do Manchester City.

A Espanha não só é favorita a passar como é uma das favoritas ao título, enquanto a Argentina tende a ter a outra vaga. É difícil imaginar que Egito ou Austrália possam surpreender durante a competição, apesar da possibilidade sempre existir no futebol.

Grupo D
Brasil, Alemanha, Arábia Saudita e Costa do Marfim

Apesar da obsessão brasileira pelo ouro ter acabado com o título olímpico vencido dentro de sua casa em 2016, os Canarinhos novamente vem com um forte time para Tóquio. Diversos nomes verde e amarelos chamam a atenção, como Daniel Alves, que será o mentor de outros bons garotos como Richarlison, Claudinho, Bruno Guimarães, Matheus Cunha, entre outros. A Alemanha tem bons nomes como Kruse e Arnold. A Costa do Marfim traz Diallo, Bailly e Kessie. Já os Sauditas vem apenas com jogadores da liga local.

O Brasil talvez seja, se jogar realmente o que pode, o maior favorito ao título olímpico, ganhando o bicampeonato. Alemanha e Costa do Marfim brigarão pela segunda vaga e é difícil imaginar que a Arábia Saudita possa surpreender.


Primeira rodada
Quinta - 22 de julho
Horário de Brasília


Tokyo Stadium
Grupo A
México x França - 5h
Japão x África do Sul - 8h

Ibaraki Kashima
Grupo B
Nova Zelândia x Coréia do Sul - 5h
Hondura x Romênia - 8h

Arena Sapporo
Grupo C
Egito x Espanha - 4h30
Argentina x Áustria - 7h30

Yokohoma International
Grupo D
Costa do Marfim x Arábia Saudita - 5h30
Brasil x Alemanha - 8h30
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações