Série A italiana proibirá a cor verde a partir da temporada 2022/2023

Foto: Getty Images

O Sassuolo é o único time da Série A com cores predominantemente verdes

A Série A Italiana aprovou para a temporada 2022/2023 o que desde já é uma das regras mais bizarras em relação a uniformes no futebol mundial. A Lega Calcio anunciou que a partir do próximo biênio os uniformes predominantemente verdes estão proibidos na competição. A medida se dá devido a queixas de telespectadores e até de equipes de transmissão devido a cor da roupa se confundir com a cor do gramado. 

A medida é mais uma que causa polêmica adotada pela liga. Recentemente, a Série A proibiu por exemplo patrocínios de casas de apostas, tentando evitar a associação com a máfia esportiva que já causou diversos problemas no país, desde o Totonero ao Calciopoli. Agora, a cor verde está vetada dos uniformes.

Atualmente, apenas o Sassuolo, já há alguns anos uma espécie de sensação do campeonato e o Venezia, dono de um dos uniformes mais curiosos do mundo, usam a cor verde em sua camisa principal, no caso do primeiro como a cor dominante. Outras equipes usam ou como terceiro uniforme ou uniforme de goleiro, o que deverá mudar na próxima temporada. 

Já jogando a Série B, com a óbvia possibilidade do acesso e de jogar a Série A na próxima temporada, apenas um time possui verde no uniforme. A Ternana, recém chegada, é rubro-verde, tendo inclusive como camisa principal uma listrada em verde e vermelho que lembra muito as camisas de times da colônia lusitana no Brasil.


A liga também determinou que os uniformes sejam contrastantes, ou seja, um claro e outro escuro. Por exemplo, a Inter, atual campeã italiana, terá de ter uma camisa principal em cores mais escuras (seja a tradicional azul e preta ou coisas como a deste ano predominantemente azul) e um segundo uniforme claro, de preferência branco, como já é o comum. 

As novas regras foram anunciadas com um ano de antecedência para que os clubes possam se adaptar. Restará ver se haverá protestos principalmente por parte do Sassuolo, que terá basicamente que mudar suas cores principais. É difícil imaginar que tal medida seja adotada em outros lugares no mundo, já que no Brasil, por exemplo, ela causaria um problema com Palmeiras, Goiás, Chapecoense, Cuiabá entre outros "verdões" espalhados pelo país. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações