O início de Zé Roberto na Lusa

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Zé Roberto enfrentando o Sport em 1996

José Roberto da Silva Júnior, popularmente conhecido apenas como Zé Roberto, está completando 47 anos de idade neste dia 6 de julho de 2021. O ex-meio-campista e lateral-esquerdo foi revelado na Portuguesa na década de 90, onde já demonstrava muita categoria e chegou à Seleção Brasileira.

Com 16 anos de idade, Zé Roberto começou a sua trajetória como jogador de futebol profissional em 1994. Seu primeiro gol com a camisa rubro-verde foi no dia 5 de maio de 1994, enfrentando o Santo André no ABC, em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Paulista. Nesta oportunidade, o atleta ajudou o time da Lusa a conquistar a vitória por três a um em uma partida que durou 72 horas, por conta de falta de energia no estádio Bruno José Daniel. Seria na segunda etapa, que o promissor jogador lusitano marcaria seu primeiro tento em um chute de fora da área e a graças a um desvio no meio do caminho, recolou seu time a frente do marcador. Nesta temporada, a Lusa conseguiu se manter tanto na elite do futebol de São Paulo, quanto do brasileiro.

Em seu segundo ano como jogador da Lusa, Zé Roberto foi peça importante para que a equipe paulista conseguisse fazer uma boa campanha no campeonato paulista, sendo eliminada apenas na fase final e permanecesse na primeira divisão do futebol brasileiro. Na competição estadual, a Portuguesa terminou na 2ª colocação do Grupo 2 da fase final, ficando atrás apenas do Corinthians, que conquistaria o título daquela edição.

No Brasileirão de 1995, o time rubro-verde terminou na 5ª colocação da chave B na 1ª etapa do campeonato. Já na 2ª, o time paulista ficou novamente na chave B, mas dessa vez conseguiu terminar na 4ª posição. Na classificação geral, ficou no 9º posto. Aliás, foi nesta temporada quando ele estreou pela Seleção Brasileira, em um amistoso contra a Coreia do Sul, em 12 de agosto, com vitória canarinha por 1 a 0.

Em seu último ano defendendo as cores do time do Canindé, o então Garoto fez parte de um elenco histórico da Lusa. Em 1996, depois de voltar dos Jogos Olímpicos de Atlanta, onde foi medalha de bronze com a Seleção Brasileira, jogando junto de Rodrigo Fabri e atuando como meia, disputaram a grande decisão do Campeonato Brasileiro de 1996.

O time rubro-verde terminou na 8ª colocação, e com isso, nas quartas de final, enfrentou o Cruzeiro que teve a melhor campanha da competição até o encerramento da fase de classificação. Após vencer o jogo da ida por três a zero e perder a volta por um a zero, a equipe paulista avançou para as semifinais e teve de medir forças com o Atlético Mineiro. Com a vitória na primeira partida por um a zero e um empate em dois a dois na segunda, a Portuguesa avançou para a final da competição contra o Grêmio. No primeiro confronto os lusitanos bateram os tricolores por dois a zero, mas o time gaúcho devolveu o placar e levou o título por ter a melhor campanha na fase anterior.

Após três temporadas defendendo a Lusa do Canindé, Zé Roberto se despediu da Portuguesa em 1996 e se transferiu para o Real Madrid e mais tarde defenderia times como Flamengo, Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Santos, Hamburgo, Al-Gharafa, Grêmio e encerraria a sua carreira como jogador profissional em 2017 no Palmeiras.


Um ano depois de se aposentar, o Vovô Garoto ainda jogaria com a camisa da Lusa na Copa Rubro-Verde em 2018 realizada no estádio do Canindé, que unia a Portuguesa de Desportos, a Portuguesa Santista, a Portuguesa Carioca e a Portuguesa Londrinense. Nesta edição, a equipe lusitana de Zé Roberto perdeu a decisão para o time do Rio de Janeiro nas penalidades.

O gol mais bonito de sua carreira - Segundo o próprio Zé Roberto, foi no campeonato nacional de 1994, que o atleta fez o gol mais bonito de toda a sua carreira. Em um confronto diante do Vasco da Gama realizado no estádio Parque Antártica, antiga casa do Palmeiras na capital paulista, o lateral esquerdo recebeu a bola no meio de campo, driblou 4 jogadores da equipe carioca e de longa distância, fez um golaço. O placar final deste embate entre as equipes de colônia portuguesa foi de três a três.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Craque de bola, profissional exemplar e pessoa de caráter. Zé Roberto merece todas as homenagens que recebe. Bela matéria.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações