Inglaterra supera seus fantasmas e está na final da Eurocopa

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Eurocopa

Kane marcou o gol da vitória inglesa

Não foi fácil para a talentosíssima geração inglesa superar um dos maiores demônios do seu futebol. Os inventores do futebol tem apenas um grande título em sua história, quando ganharam a Copa do Mundo de 1966. Na tarde, quase noite desta quarta no Brasil, noite histórica em Wembley, os ingleses, com uma polêmica enorme no pênalti que deu o segundo gol aos ingleses, os Three Lions bateram a sensação dinamarquesa por 2 a 1 e chegaram a decisão da Eurocopa pela primeira vez em sua história. Uma decisão onde eles jogarão em casa. Nunca o futebol esteve tão perto de "chegar em casa".

A Inglaterra, dona de grande campanha até aqui, vinha de uma goleada por 4 a 0 sobre a Ucrânia nas quartas de final, surrando com facilidade o time ucraniano na melhor atuação da equipe em toda a Eurocopa. A Dinamarca, guerreira, jogou bem e eliminou a República Tcheca por 2 a 1 para chegar na semifinal, era a sensação contra os favoritos.

No primeiro tempo, um jogo muito travado e de poucas chances viu uma Inglaterra apagada, pouco criativa e distante do futebol que este time pode praticar devido a todo o talento que possuí. Até que em uma falta perigosa, o jovem e talentosíssimo Damsgaard colocou os "visitantes" na frente. Um golaço, sim, mas que contou com uma colaboração grande de Pickford. Desesperada, a seleção da casa partiu pra cima, mas não conseguia empatar. Schmeichel fez uma defesaça para evitar um gol certo de Sterling, mas no lance seguinte, numa ótima jogada de Sakha, Kjaer fez mais um gol contra nesta Euro. 

O segundo tempo foi um verdadeiro ataque contra defesa. Os Three Lions vinham com tudo que podiam para cima, buscando todas as alternativas para fura o bloqueio dinamarquês, parando porém nos próprios erros e na boa defesa e no goleiro da "Danish Dynamite". Kane e Sterling faziam uma partidaça, porém a defesa dos desafiantes era guerreira e conseguiu segurar o 1 a 1 até o final do tempo normal, com uma colaboração cavalar de Kane, que perdeu um gol claro no último lance do jogo.

Na prorrogação, novamente o domínio seguiu inglês no primeiro tempo. A defesa dinamarquesa se virava como podia contra a iniciativa dos donos da casa, que queriam evitar os pênaltis e vencer para jogar a final contra o ótimo time italiano. Até que aos 11 minutos, Sterling caiu na área e o juiz marcou pênalti. Uma marcação polêmica, contestada, porém confirmada pelo VAR. Kane bateu, Schmeichel pegou, mas no rebote, o "Furacão" fez o segundo, um resultado merecido.


A etapa final da prorrogação mudou o tom. Num último gás, a equipe nórdica teve a bola e tentou o gol, chegando perto inclusive num chute defendido por Pickford. As melhores chances, porém, ainda eram nos ataques ingleses, na velocidade do imparável Sterling. Na parte final do tempo extra, os ingleses tiveram a bola e não deixaram a cansada Dinamarca jogar. O apito final confirmou a festa.

Londres hoje tem uma noite que não acaba. O Wembley é de novo cena de uma fantástica festa proporcionada pelos torcedores, que só estão aí devido a vacinação avançada na Inglaterra. A festa é bonita e a despeito de polêmicas, os Three Lions fizeram por merecer. O título da Eurocopa nunca esteve tão perto dos inventores do futebol e a Itália terá que jogar todo o futebol que já mostrou para poder evitar que esse troféu fique em casa. Football, is, as close as it ever been, to coming home. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações