A passagem de Tupãzinho pelo Fluminense

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Tupãzinho jogou pelo Fluzão em 1996

Pedro Francisco Garcia, mais conhecido pelo apelido de Tupãzinho, que completa 53 anos neste dia 7, foi dentro de campo um dos maiores ídolos da história do Corinthians. Pelo Timão, o atleta do interior paulista foi um dos destaques do título brasileiro de 1990. Em 1996, depois de seis anos a serviço do Timão, ele acabou contratado pelo Fluminense, as vésperas do pior momento da história tricolor.

Tupãzinho chegou nas Laranjeiras para a disputa do Brasileirão, depois de passar o primeiro semestre atuando ainda pelo Corinthians. Sua última partida no Parque São Jorge foi um amistoso contra o Operário e então chegou ao Fluminense na metade do ano, vindo apenas para a disputa do Brasileirão daquela temporada.

Estreou com a camisa tricolor em jogos oficiais no dia 8 de agosto, em partida válida pelo Brasileirão contra o Bragantino. O duelo terminou com vitória do Tricolor, uma das poucas naquele Brasileirão. Duas semanas depois, no dia 24, marcaria seu primeiro gol com a camisa do Fluzão, numa derrota por 4 a 1 para o Criciúma fora de casa, onde fez o gol de honra.

Pouco conseguiu ser eficiente para evitar a péssima campanha do time das Laranjeiras naquele Campeonato Brasileiro. Em seu último jogo pelo clube, já na última rodada contra o Vitória, marcou um dos gols na vitória por 3 a 1 do tricolor, que pouco serviu para evitar o rebaixamento. Apesar da queda na tabela, o caso Ives Mendes salvou o Fluminense naquela oportunidade. Não salvaria um ano depois.


Tupãzinho deixou as Laranjeiras depois de apenas 14 jogos e dois gols marcados. Acabou indo para o América Mineiro, na época tocado pelo Banco Excel, assim como o Corinthians. A passagem inclusive rendeu um texto aqui no site. Por lá, viraria ídolo, enquanto o Fluminense caminharia para seu período mais difícil no final da década de 1990.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações