Aos 101 anos, morre Alberto Dualib, ex-presidente do Corinthians

Com informações do Corinthians, UOL e GE
Foto: arquivo pessoal

Dualib, em sua residência, com as faixas dos títulos que o Corinthians conquistou em sua era

Morreu na noite de terça-feira, dia 13, às 22h35, o ex-presidente do Corinthians Alberto Dualib, aos 101 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, desde o dia 13 de junho. A causa da morte não foi divulgada. O clube paulista lamentou a morte do ex-cartola em seu perfil oficial no Twitter.

Nascido em Glicério, município do interior paulista na região de Araçatuba, o descendente de imigrantes libaneses se mudou com a família para São Paulo aos 10 anos de idade. Nos anos 1940, tornou-se sócio corinthiano.

Antes de ser presidente do clube por 14 anos, foi vice-presidente de Patrimônio e Obras, presidente do Conselho Deliberativo, vice-presidente de Futebol e vice-presidente Social. Por ter ocupado a presidência, tornou-se membro nato do Cori (Conselho de Orientação).

Foi presidente do Corinthians de 1993 a 2007, ano em que renunciou ao cargo por conta do processo de impeachment que se articulava no Conselho Deliberativo. Em 2008, o cartola passou a ser investigado pelo Ministério Público e teve seu nome excluído do quadro de sócios do Alvinegro.

O cartola ficou marcado pela construção de uma das equipes mais emblemáticas da história do Corinthians, nos anos 1998, 1999 e 2000. Por outro lado, é apontado como um dos responsáveis pela crise que resultou no rebaixamento na temporada 2007 — o único da centenária história do clube.

Pesavam acusações de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, estelionato e emissão de notas frias contra ele e dirigentes do antigo Grupo MSI, liderado pelo agente iraniano Kia Joorabchian, ex-parceiro do Corinthians.


Em 2013, Dualib foi condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, por desvio de R$ 1,4 milhão dos cofres do Corinthians. Recorreu em liberdade até a extinção da pena por prescrição, no Superior Tribunal de Justiça, em 2018.

Nos seus mandatos, o futebol profissional conquistou títulos do Campeonato Paulista (1995, 1997, 1999, 2001 e 2003), da Copa do Brasil (1995 e 2002), do Brasileiro (1998, 1999 e 2005), Torneio Rio-São Paulo (2002) e do Mundial de Clubes (2000).

Em nota oficial, o Corinthians lamentou a morte e também informou que, viúvo de Elvira Real Dualib desde 2011, Dualib deixa três filhos, além de netos e bisnetos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações