A grande passagem de João Paulo no Bari

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

João Paulo, pelo Bari, enfrentando a Juventus. Teve um início gigante no futebol italiano

Nesta sexta-feira, dia 9 de julho de 2021, Sérgio Luis Donizetti, popularmente conhecido como João Paulo, está completando 57 anos de idade. O jogador foi um grande destaque da equipe do Bari, clube o qual defendeu por quase cinco anos.

Após ser revelado nas categorias de base do Guarani e ajudar a levar o Bugre a final do Campeonato Brasileiro de 1986 e 1987, além da decisão do Paulistão 1988, João Paulo foi ganhando mais experiência para o futebol. Foi então, que em 1989, chamou a atenção do Bari, da Itália. Seu novo clube, havia sido promovido para a a a elite do futebol italiano na temporada anterior.

Chegando no time italiano, se ternou companheiro de time de Gérson Caçapa, ex-atleta do Palmeiras. Em seu primeiro ano defendendo as cores dos Galetti, o meia teve de jogar fora de sua posição de origem e atuar junto de Pietro Maillaro. Com isso, a sua missão era servir o centroavante Paolo Monelli.

João Paulo conseguiu se destacar e conseguiu ajudar a equipe italiana a permanecer na primeira divisão sem sustos. Além disso, contribuiu com o time ao marcar 7 gols em 33 jogos, se tornando o artilheiro do time no ano, e trazer o primeiro título internacional da história do Bari na conquista da Copa Mitropa, disputada ao final da temporada. Muitos o consideraram o melhor brasileiro do "calcio" na temporada 1989-1990 e que Sebastião Lazaroni errou ao não levá-lo para a Copa do Mundo, que foi realizada na Itália.

Ao contrário da campanha anterior, o time Biancorossi passou por muitas dificuldades de se manter na elite na temporada 1990-1991 e conseguiu confirmar a permanência apenas na penúltima rodada em um jogo diante do Milan. Neste confronto, a equipe da cidade de Bari precisava de uma vitória em cima dos rossoneros e graças a João Paulo, que fez os gols da equipe na vitória por dois a um e levar a torcida ao delírio nas arquibancadas do estádio San Nicola, os Galetti ainda conseguiria se livrar do descenso para a Serie B do Campeonato Italiano. Mais uma vez o meia brasileiro foi artilheiro do time com 12 tentos, se tornando um dos 10 maiores goleadores da competição e ainda foi considerado melhor jogador estrangeiro da temporada, superando craques como Maradona, Ruud Gullit, Van Basten, Frank Rijkaard, Rudi Völler, Evair, Lothar Matthäus, Amarildo, Toninho Cerezo e Andreas Brehme.

Na edição 1991-1992, quando o clube decidiu se reforçar trazendo quatro jogadores que realmente fizessem a diferença e ajudassem o Bari a disputar o campeonato no topo da tabela, mas apenas dois acabaram fazendo a diferença. Para deixar a situação mais complicada, o meia teve uma lesão grave, que praticamente destruiu sua carreira como jogador profissional. Em uma partida diante da Sampdoria, campeã italiana da temporada anterior, João Paulo sofreu uma falta duríssima de Marco Lanna, que através de um carrinho violento, tentou parar o brasileiro. Consequentemente, teve uma fratura na perna e acabou ficando 18 meses longe dos gramados. Ao final do campeonato, os Galetti acabaram sendo rebaixados para a segunda divisão.

Depois de um bom tempo parado, João Paulo ficou no clube para disputar a Serie B mesmo não tendo a mesma capacidade física de antes da grave contusão. Mostrando números inferiores as última temporadas, o meia marcou seis tentos em 41 partidas disputadas na temporada. Por conta disso, além de não conseguir devolver o time para a elite do futebol italiano, o atleta foi perdendo o seu espaço dentro do elenco e acabou deixando o clube durante a temporada 1993-1994, justamente quando a equipe Biancorossi conseguiu o acesso.


Ao todo, João Paulo defendeu o clube de Bari em 107 partidas, sendo que 64 foram na primeira divisão, com 24 gols marcados em quase cinco anos de serviços prestados aos Galetti e saiu do time italiano como ídolo, mesmo com o final da passagem dele pelo clube não sendo o mesmo de quando chegou, por conta das lesões.

Antes de se aposentar, o meia ainda jogaria em clubes como Vasco da Gama, Ponte Preta, Goiás, Corinthians, Sport, Bahia, Portuguesa Santista e muitos outros times até 2004, quando encerrou sua carreira de jogador profissional após passagem pelo União São João.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações