Edinho - Um ídolo Tricolor jogando pelo Flamengo

Foto: revista Placar

Edinho foi uma das peças da mescla entre jovens e experientes do Flamengo de 1987

Neste 5 de junho de 2021, o ex-zagueiro Edino Nazareth Filho, o Edinho, está completando 66 anos. Um dos maiores zagueiros da história do Fluminense, tendo defendido o clube por um pouco mais de uma década, somando as duas passagens, ele fez parte de um dos grandes times do Flamengo: o que conquistou o Módulo Verde de 1987.

Nascido no Rio de Janeiro, Edinho chegou ao Fluminense com 14 anos. Em 1973, o quando tinha apenas 18, o defensor canhoto foi alçado ao time principal e demorou muito para sair. Ele virou dono da quarta-zaga Tricolor por praticamente uma década, indo para a Copa do Mundo de 1978, onde foi titular, mas sendo utilizado como lateral-esquerdo em algumas oportunidades, e de 1982, onde ficou no banco para Oscar e Luizinho.

Logo depois da Copa do Mundo de 1982, Edinho foi um dos primeiros brasileiros da leva que foi jogar na Itália e ele foi para a Udinese, onde no ano seguinte receberia um grande companheiro compatriota: Zico. O zagueiro foi capitão da equipe que tinha o Galinho de Quintino, que voltou ao Brasil em 1985. Edinho ficaria mais dois anos, sendo que em 1986 iria para a sua terceira Copa do Mundo e, desta vez, como titular..

Quando o zagueiro resolve voltar ao Brasil, em 1987, muitos esperavam que ele iria para onde era ídolo. Porém, com a ajuda de Zico, Edinho foi parar no Flamengo, que estava se preparando para o Brasileirão daquela temporada. A equipe tinha muito potencial, mas era jovem e tinha apenas Zico, Andrade e Leandro como experientes. E com a chegada de Edinho, o "caldo" deu certo!

Zico, Andrade, Leandro e Edinho, dentro de campo, comandava os jovens Jorginho, Bebeto, Ailton, Zinho e Leonardo, além do já nem tão jovem e badalado Renato Gaúcho. A equipe engrenou dentro de campo, principalmente na reta final, e ficou com o título do Módulo Verde da Copa União de 1987 ao bater o Internacional na decisão.


Rubro Negro e Colorado se recusaram a jogar o quadrangular contra Sport e Guarani, que vinham do Módulo Amarelo e oficialmente o time da Gávea não é considerado o campeão brasileiro daquele ano, algo que causa discussões acaloradas até os dias de hoje.

Edinho ainda continuaria no Flamengo até o ano seguinte, onde em seguida acabou voltando ao Fluminense. Sua segunda passagem pelo Tricolor foi rápida e em 1989 ele desembarcaria em Porto Alegre, onde defendeu o Grêmio, sendo campeão gaúcho e da primeira Copa do Brasil, encerrando a carreira logo depois. Ainda foi treinador, empresário de futebol e, atualmente, atua como comentarista do canal SporTV.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações