Carlinhos, o Violino - Uma história de amor e títulos pelo Flamengo

Por Ricardo Pilotto
Foto: Manchete Esportiva

Como jogador, Carlinhos só atuou no Flamengo

Nesta quarta, dia 22 de junho de 2021, se completam 6 anos da morte de Luis Carlos Nunes da Silva, popularmente conhecido como Carlinhos, O Violino. O atleta dedicou sua carreira inteira como jogador do Flamengo, e após se aposentar, ainda se tornou treinador do time carioca. O ex-jogador e treinador faleceu por conta de uma insuficiência cardíaca.

No início da sua caminhada para se tornar jogador, Carlinhos, que nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de novembro de 1937, jogou no futebol juvenil do Fla e a partir 1958 até 1969, defende a equipe profissional. Em todos os anos de colaboração, Carlinhos fez parte do elenco do Fla que conquistou os campeonatos cariocas dos anos de 1963 e 1965. Também venceu o Torneio Rio-São Paulo realizado em 1961. Durante sua longa passagem como jogador, atuou junto com grandes atletas da história do clube Rubro-Negro como Henrique Frade, Dequinha, Dida, Jadir, Joubert.

Por conta de nunca ter sido expulso, o meia Carlinhos foi um dos poucos jogadores que recebeu o Prêmio Belfort Duarte. Ganhou o apelido de "violino" por tocar a bola de maneira muito refinada e também demonstrar muita classe em grande parte das suas atuações. Até os dias de hoje, o ex-volante é apontado como um dos melhores jogadores de meio campo de todos os tempos do futebol Brasileiro.

Como atleta, um dos melhores momentos de Carlinhos foi na final do Campeonato Carioca do ano de 1963 diante do Fluminense. Violino foi o líder da equipe no empate sem gols que acabou consagrando o que seria o 14º título estadual do Mengão. Esta partida atingiu a marca de maior público em um jogo oficial de clubes no futebol mundial. No Maracanã, foram registrados 177.020 pagantes para ver a grande decisão da competição regional. Ainda há especulações haviam cerca de 200.000 espectadores nas dependências do Estádio Jornalista Mário Filho.

No ano de 1969, aos 32 anos de idade, Violino anunciou o final de sua carreira como jogador de futebol profissional, após 11 temporadas de serviços prestados no clube que considerava sua "segunda casa". No total, Carlinhos jogou em 515 vezes no meio campo do time carioca e até hoje, é o 8º jogador que mais vestiu a camisa do Mengão em toda a história do clube.


A carreira do Violino como treinador - Mesmo tendo encerrado sua jornada de 11 anos como atleta de apenas um clube, Carlinhos se tornou treinador e colecionou 7 passagens pelo Flamengo. Em muitas oportunidades, serviu como técnico "tampão" quando o rubro-negro não tinha quem ficasse no comando do time.

Mas, entre 1991 e 1993, o ex-volante foi ganhar espaço e muito respeito ao conquistar o troféu de campeão brasileiro em 1992, que para muitos, o quarto título oficial nacional do Mengão (quinto para os torcedores, pois contam o Módulo Verde da Copa União de 1987, também com Carlinhos como treinador), que era considerado algo improvável de acontecer. Com isso, Carlinhos tenha sido o primeiro treinador negro a conquistar um Campeonato Brasileiro.

Além da equipe rubro-negra carioca, Carlinhos treinou equipes como o Remo em 1989 e 1990, e o Guarani em 1993. Sua última passagem como treinador no Flamengo foi entre 1999 e 2000, quando conquistou o bicampeonato carioca e a Copa Mercosul.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações