A passagem do zagueiro Ronaldão no Flamengo

Foto: arquivo O Globo

Ronaldão defendeu o Flamengo em 1996

Neste sábado, dia 19 de junho de 2021, o ex-zagueiro Ronaldo Rodrigues de Jesus, mais conhecido como Ronaldão, está completando 56 anos. Com uma passagem marcante pelo São Paulo e tendo feito parte do elenco da Seleção Brasileira campeã do mundo em 1994, ele teve uma passagem, que durou exatamente uma temporada, pelo Flamengo, em 1996.

Nascido em São Paulo, Ronaldão, quando era chamado apenas de Ronaldo começou no interior do futebol paulista, no Rio Preto, onde foi alçado à equipe profissional em 1985. Depois de se destacar, no ano seguinte foi para o Tricolor. No time do Morumbi, Ronaldão conquistou tudo o que se pode imaginar e chegou à Seleção Brasileira.

Em 1993, após ser bicampeão mundial de clubes, o São Paulo negociou o zagueiro com o Shimizu S-Pulse. No time japonês, ele foi convocado, no lugar do cortado Ricardo Gomes, para a Copa do Mundo de 1994 e, apesar de não ter entrado em campo, sagrou-se campeão do mundo. Aliás, foi no Mundial onde ele virou de vez Ronaldão, tudo porque Ronaldo, o Fenômeno, era chamado de Ronaldinho, pois tinha apenas 17 anos.

Ronaldão ficou no Shimizu S-Pulse até o final de 1995. No ano seguinte, desembarcou no Flamengo. O Rubro Negro vinha de uma fracassada temporada, quando comemorava o seu centenário, e, apesar do investimento, trazendo até Romário, não conseguiu conquistar títulos.

Mas em 1996 foi diferente. O Flamengo, com a base do ano anterior mais a chegada de Ronaldão, fez uma bela Taça Guanabara, conquistando o título. Repetiu a dose na Taça Rio e com o título dos dois turnos, foi campeão Carioca daquele ano de forma invicta e sem precisar disputar a fase final.


No meio do ano, Ronaldão recebeu a companhia de Júnior Baiano, que estava no Werder Bremen. Esta dupla conquistou outro título: a Copa Ouro da Conmebol, que foi realizada em Manaus, no mês de agosto. O Rubro Negro ganhou a competição batendo Rosário Central, por 2 a 1, e São Paulo, por 3 a 1.

No Brasileirão, a engrenagem do Flamengo desandou e a equipe foi apenas a 13ª colocada. Ao fim da temporada, Ronaldão deixou o Rubro Negro e foi defender o Santos, onde ficou um ano e meio. Depois de uma passagem rápida pelo Coritiba, Ronaldão foi para a Ponte Preta, defendendo o clube por três temporadas e encerrando a carreira em 2002.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações