A passagem de Zinedine Zidane pelo Bordeaux

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Zidane com a camisa do Girondins de Bordeaux

Zinedine Yazid Zidane, popularmente conhecido pelo mundo futebolístico apenas como Zidane, está completando 49 anos de idade neste dia 23 de junho de 2021. Antes de aparecer para clubes como Juventus e fazer parte do elenco do Real Madrid dos Galácticos, o astro francês se destacou no Girondins de Bordeaux.

Revelado pelo Cannes, Zizou já se mostrava ser um meia promissor com sua juventude, inteligência e habilidade em suas aparições. Curiosamente, o clube de Zidane chegou a negociar com nada mais que o Olympique de Marseille, clube do coração do atleta. Mas mesmo com o interesse , ao fim da temporada 1991-1992, a equipe do Les Olympiens se "esqueceu" de acertar os últimos detalhes para fechar a contratação. Com isso, o Girondins de Bordeaux, um dos rivais do time de Marseille, levou a melhor e acertou a ida do jovem.

Como Zidane procurava jogar a primeira divisão para ganhar mais destaque, se livrou de disputar a segunda divisão do futebol francês. O Cannes, seu ex-time, havia sido rebaixado no campeonato nacional em 92 e em um futuro não muito distante, o Olympique de Marseille se envolveria em uma polêmica de manipulação em 94, e por isso, seria rebaixado na Ligue 1.

No Bordeaux, Zizou não demorou para se adaptar e rapidamente, fez amigos no clube. Mesmo que no time tivesse muitos jogadores solteiros, o jovem dedicava o seu tempo a sua esposa Véronique e quando não estava envolvido com o futebol, não saia com os companheiros de time e ficava em casa. Um exemplo de jogador que fez uma grande amizade com Zidane, foi Cristophe Dugarry, que por ser nascido e ter crescido na cidade de Bordeaux, ajudou o atleta recém contratado pelo Girondins.

Para Zizou, a sua ida para a Bordeaux significou uma transição da vida de um jovem para a adulta. No seu ex-time, ele apareceu com apenas 15 anos e com 20, rumou para seu novo time. A partir do momento em que ele saiu do Cannes, passou a ter outros desafios na carreira. Inclusive, mesmo tendo se mudado para Bordeaux, Zidane manteve contato com Jean Varraud e com a família Élineau, pessoas que descobriram o seu talento para o futebol.

No Girondins, Zidane evoluiu bastante e seu nível técnico fez o jovem de 20 anos se destacar. Foi ali, que Zizou foi se firmando no time principal com o passar do tempo. Mesmo sem ter completado um ano de sua chegada ao time Azul da Ligue 1, o meia se tornou titular absoluto da equipe e passou a ser considerado como uma "peça" insubstituível.

Foi no Bordeaux, que Zidane venceu seus primeiros títulos internacionais na carreira. No ano de 1995, o Girondins conquistou o título da Copa Intertoto, que nada mais era uma competição para as equipes que não estavam na Copa dos Campeões ou na Copa da UEFA. Na temporada 1995-1996, o Bordeuax perdeu a final da Copa da UEFA para o poderoso Bayern de Munique, sendo derrotado na ida por 2 a 0 e na volta por 3 a 1.

Vale lembrar que em 1995, Kenny Dalglish, que era técnico do Blackburn, tentou levar Zizou e Dugarry para o time que era o atual campeão inglês da temporada anterior, mas o presidente acabou vetando a compra dos jogadores do Bordeuax. Na temporada seguinte, Zidane chegou a ser oferecido para o Newcastle United pelo valor de 1,2 milhões de libras, mas o presidente acabou recusando, já que na visão dele, o meia não teria a habilidade suficiente para jogar na elite do futebol inglês. Com isso, não foi negociado até aquele momento.



Por não conseguir conquistar nenhuma competição de âmbito nacional, o meia começou a ficar incomodado. Até que ao final da temporada 1995-1996, a Juventus da Itália fez uma proposta a Zidane e o jogador aceitou.

Zizou encerrou seu ciclo com o clube francês após quatro temporadas. No total, o jogador defendeu as cores do Girondins de Bordeaux em 177 oportunidades e marcou 39 tentos. Depois de sua passagem pela Juventus, ainda seria peça importante para a seleção francesa e para o Real Madrid, ao fazer parte do time dos Galáticos no começo dos anos 2000.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações