Elza Soares e Garrincha - Um casal que marcou época

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Elza Soares e Garrincha

A musicista Elza Soares é uma das maiores personalidades femininas da história da música brasileira, latina e mundial. A cantora e compositora, que completa 91 anos neste dia 23 de junho, tem um longo histórico de concertos por todos os locais do planeta, incluindo o Rock in Rio em Lisboa e é inquestionavelmente um dos maiores nomes do samba. Na juventude, a cantora teve um conturbado e duradouro relacionamento com o craque Garrincha.

A cantora, nascida no Rio de Janeiro na época em que ainda era capital federal, viveu uma vida cheia de amarguras e emoções conflitantes, além de diversas lutas e batalhas. Pobre na juventude, trabalhou em diversas funções antes de se tornar cantora, perdeu vários filhos, um deles recém nascido e outro para a fome, além de ela e Garrincha terem perdido um filho para um acidente de carro com apenas 9 anos de idade em 1986. A história entre ela e o craque das pernas tortas é apenas mais um dos conturbados capítulos de sua vida.

O primeiro casamento de Elza ocorreu com apenas doze anos, com um amigo de seu pai conhecido como Alaordes, que foi uma obrigação imposta pelo pai dela para "recuperar a honra" após sofrer abuso sexual. Sofreu neste matrimônio com violência doméstica e perdeu um dos filhos que teve para a fome. Seu marido acaba morrendo de tuberculose quando Elza tinha 21 anos.

A história entre ela e o Mané começa muitos anos depois, em 1962, quando já percorria carreira pela música, se conheceram e se tornaram amantes em meio ao casamento do craque brasileiro com Nair, namorada da adolescência. Em 1963, em meio a um ultimato da cantora, Garrincha se separa e passa a viver com Elza, com o casamento ocorrendo em 1966. Ambos viveram a partir de então sob ameaças constantes que causaram diversas mudanças e problemas para a cantora inclusive na sua carreira musical. Antes do casamento, em 1964, foram inclusive atacados pelo DOPS, orgão repressivo da ditadura militar.


O relacionamento entre os dois era bastante conturbado. Apesar da luta de Elza Soares, Garrincha nunca se livrou da bebedeira, que abreviaria sua carreira e sua vida, mesmo prometendo que o faria caso ela lhe desse um filho homem. Com o Mané, ela também sofria de violência doméstica e as brigas eram também constantes. Em meio as também comuns ameaças, se mudaram várias vezes, inclusive indo morar na Itália.

O casamento entre os dois acabou terminando em 1982, em meio a traições cometidas pelo jogador, seus problemas com bebida e as brigas que aconteciam. Um ano depois, o craque faleceu devido a cirrose hepática. Em 1986, Elza viveria mais uma tragédia relacionada ao ídolo botafoguense, quando seu filho Garrinchinha faleceu em um acidente automobilístico com apenas 9 anos de idade. A cantora, que conviveu com a depressão e até problemas com drogas após a perda do filho, só voltou a ter um relacionamento mais sério em 2002.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações