A passagem de Paulo Sérgio pelo Bayer Leverkusen

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo

Paulo Sérgio teve boa passagem pelo Bayer Leverkusen

Paulo Sérgio Silvestre do Nascimento, conhecido popularmente apenas como Paulo Sérgio, completa 52 anos de idade neste dia 2 de junho de 2021. O atacante brasileiro teve uma passagem de 4 anos com a camisa do Bayer Leverkusen, jogando no clube da Renânia do Norte-Vestfália de 1993 até 1997.

Logo após ser vice-campeão estadual com a camisa do Corinthians, perdendo a final do Campeonato Paulista de 1993 para o Palmeiras, Paulo Sérgio chegou a Alemanha pela primeira vez, sendo contratado pelo Bayer Leverkusen por 1 milhão de euros.

O atacante não precisou de muito tempo para se adaptar ao futebol alemão, e logo em sua primeira temporada, conseguiu ir muito bem e contribuiu bastante para a equipe. Naquela edição da Bundesliga, Paulo Sérgio foi o maior artilheiro do Bayer Leverkusen, fazendo 17 gols na competição, ajudando o clube a terminar na terceira, conquistando assim, uma vaga para a Copa da UEFA na temporada seguinte. Por conta das boas atuações, Paulo Sérgio foi convocado para a Seleção Brasileira em 1994, onde faria parte do time campeão do mundo.

Depois de fazer parte da conquista do mundial, Paulo Sérgio retornou a Alemanha. Na temporada 1994-1995, a equipe da Renânia do Norte-Vestfáfia voltou suas atenções para a competição continental e acabou deixando em segundo plano o campeonato nacional. Ao final do ano, a equipe acabou terminando na sétima colocação na Bundesliga e na Copa da UEFA, em que o brasileiro marcou 4 gols em toda a competição, foi eliminada pelo Parma nas semifinais.

A temporada 1995-1996 foi mais uma de muitos altos e baixos da equipe, e o Bayer Leverkusen brigou contra o rebaixamento para a segunda divisão do futebol alemão. A equipe terminou o campeonato na 14ª colocação com 38 pontos conquistados, dois a frente do Kaiserslautern, que foi o primeiro time rebaixado na competição. Nesta ocasião, Paulo Sérgio fez 7 gols pela equipe.


Já em seu último ano jogando pelo Bayer Leverkusen, Paulo Sérgio voltou a brilhar como em sua primeira temporada na Alemanha. A partida mais especial do brasileiro na temporada 1996-1997, aconteceu no dia 30 de novembro de 96. Em um clássico do Reno diante do maior rival 1. FC Köln, em Leverkusen, o atacante brasileiro conseguiu marcar um dos gols que deram a vitória aos Leões por 4 a 2 sobre o time do Bode. Paulo Sérgio terminou a Bundesliga daquela temporada com 17 tentos, repetindo o mesmo número atingido em seu primeiro ano no futebol alemão.

Depois de uma coleção de boas atuações em sua última temporada pelo time da Renânia do Norte, o atacante campeão mundial em 1994 pela Seleção Brasileira iria à Itália para defender as cores da Roma. Voltaria para a Alemanha mas para jogar pelo Bayern de Munique por 3 temporadas, iria para o Al Whada do Emirados árabes e encerraria sua carreira como jogador de futebol profissional no Bahia no ano de 2003.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações