A Seleção Canadense que abriu mão da Copa América de 2001

Foto: divulgação FIFA

O canadense Jim Brennan disputa a bola contra Magno Alves, na Copa das Confederações

Daqui a menos de duas semanas, terá início a edição de 2021 da Copa América, que depois do adiamento no ano passado, por conta da Covid-19, e a desistência das sedes originais, Colômbia e Argentina, será realizada no Brasil. Porém, problemas com países-sede do torneio não vem de hoje. A edição de 2001, que foi realizada da Colômbia, país que vivia com a questão da violência, no confronto urbano e na floresta amazônica, chegou a ser adiada e ter sua data original retomada. Esta decisão fez com que algumas seleções desistissem do torneio, entre elas a do Canadá.

A Seleção Canadense vivia um momento interessante na virada de século em nível internacional, uma vez que fora campeã da Copa Ouro de 2000, sendo a única seleção além de México e Estados Unidos a vencer o torneio continental da Concacaf, desde a sua primeira edição sob o nome vigente, em 1991. O atacante Carlo Corazzin foi artilheiro geral do certame com 4 gols, enquanto Craig Forrest e Richard Hastings receberam os prêmios de melhor jogador e revelação respectivamente.

Com o título da Copa Ouro, os Rouges se classificaram a Copa das Confederações de 2001, realizada na Coreia do Sul e no Japão, e, na ocasião, a equipe chegou a enfrentar a Seleção Brasileira, empatando em 0 a 0, em Niigata. Em contrapartida, pelas Eliminatórias da Copa de 2002, o Canadá não conseguiu repetir o mesmo sucesso: acabou eliminado na penúltima fase num grupo com México, Panamá e Trinidad & Tobago.

A Copa América de 2001 foi disputada entre 11 e 29 de julho na Colômbia, que vivia linha tênue entre processo de paz que era conduzido sob o governo de Andrés Pastrana e os ataques terroristas promovidos pelas FARC no primeiro semestre daquele ano. No entanto, em 30 de junho, devido a situação grave que o país vivia, a Conmebol confirmara que o torneio seria adiado para 2002, forçando a Canadian Soccer Association interromper a preparação da equipe, que incluíra um amistoso contra o Panamá em 8 de julho, antes da estreia no dia 13 do mesmo mês contra a também desistente Argentina. 

Contudo, a Conmebol voltou atrás e confirmou a realização do torneio ainda em 2001, porém já era tarde pois os atletas canadenses já haviam retornado aos seus clubes - a maioria europeus - visando a pré-temporada. Por causa de todos os problemas, mas alegando a questão da segurança, a Seleção Argentina também boicotou a competição, seguido por alguns jogadores, individualmente, de outras delegações. No Brasil, por exemplo, o volante Mauro Silva não se apresentou no embarque para a Colômbia.

No sorteio original, o Canadá ficou no Grupo C, junto de Argentina, Uruguai e Bolívia, sendo todas as partidas realizadas no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín. Com as desistências já citadas, as seleções de Costa Rica e Honduras foram as convidadas substitutas e não fizeram feio: Os Ticos terminaram na liderança do grupo com 7 pontos, enquanto Honduras ficou no segundo lugar com 6.

No mata-mata, a Costa Rica caiu já nas quartas-de-final diante do Uruguai por 2 a 1 enquanto Honduras conseguiu ir longe: surpreendentemente bateu o Brasil nas quartas por 2 a 0, perdeu nas semis para os anfitriões por 2 a 0 e na decisão de terceiro lugar, após empatar em 2 a 2 contra o Uruguai, levou a melhor nos pênaltis por 5 a 4. O meia hondurenho Amado Guevara foi eleito o melhor jogador da competição.


A seguir, confira a convocação do técnico Holger Osieck para a Copa América de 2001:

Goleiros: Craig Forrest (West Ham United/ING) e Lars Hirschfeld (Calgary Storm)

Defensores: Paul Fenwick (Hibernian/ESC), Mark Watson (DC United/EUA), Tony Menezes (Botafogo), Jason De Vos (Dundee United/ESC), Paul Stalteri (Werder Bremen/ALE), Carl Fletcher (Impact de Montréal), Richard Hastings (Inverness/ESC) e Kevin McKenna (Hearts/ESC)

Meio de campo: Jason Bent (Preston North End/ING), Nick Dasovic (St. Johnstone/ESC), Jim Brennan (Nottingham Forest/ING), Daniel Imhof (St. Gallen/SUI) e Jeff Clarke (Portland Timbers/EUA)

Atacantes: Carlo Corazzin (Oldham Athletic/ING), Davide Xausa (Livingston/ESC), Dwayne De Rosario (San Jose Earthquakes/EUA) e Paul Peschisolido (Fulham/ING)
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações