26 anos do marcante gol de Renato Gaúcho de barriga

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Renato Gaúcho marcando de barriga contra o Flamengo

O gol é o momento mais marcante do futebol. A explosão de felicidade pela qual todos esperamos quando assistimos um jogo, independente se estamos torcendo para alguém ou não. Alguns deles marcam mais a história que outros, como por exemplo o voleio espetacular de Van Basten na decisão da Eurocopa de 1988, a bicicleta de Pelé contra o Corinthians, o lindo gol de Carlos Alberto Torres na final da Copa do Mundo. Conhecido no futebol nacional, apesar de ter ocorrido no Maracanã no Campeonato Carioca, o gol de barriga de Renato Gaúcho completa neste dia 25 de junho seu 26º aniversário.

Renato chegou ao Fluminense em 1995 vindo do Atlético Mineiro e aquele era seu primeiro ano no Tricolor Carioca. Ele acabou sendo um antagonista a história criada pelo Flamengo com a volta de Romário e o centenário, criando uma certa disputa de "Rei do Rio" que fez com que o Campeonato Carioca tivesse uma grande importância naquele ano. 

Numa formula confusa, o torneio teve um octogonal final que por coincidência colocou Flamengo e Fluminense frente a frente na última rodada da fase decisiva da competição. O Maracanã estava completamente tomado pelas duas torcidas, com 109 mil presentes nas arquibancadas do "Maior do Mundo" e quem vencesse o duelo sairia com o título, o que tornou o jogo uma batalha épica. No time de Joel Santana, inclusive, Renato Portaluppi era dúvida.

Mesmo sendo dúvida, Portaluppi marcou o primeiro gol do Fluzão aos 30 minutos do primeiro tempo. Aos 42', Leonardo ampliou o marcador. Na etapa final, o baixinho Romário diminuiu e Fabinho empatou o jogo para os rubro-negros e o empate seguia no placar até os 42 minutos da etapa final, saiu o gol de barriga de Renato, que ficou para a história do futebol carioca e brasileiro. 

A jogada foi toda de Aílton, que deu dois lindos cortes em Charles Guerreiro e bateu cruzado, Portaluppi tenta sair da bola e acaba desviando ela com a barriga para as redes. Na súmula, porém, o árbitro Walter Feldman deu o gol para Aílton, chegando inclusive a falar sobre isso na televisão na frente do camisa 7 tricolor. Para todos os efeitos, oficialmente na súmula o gol foi dado para Aílton. 


Com a vitória, o Fluminense acabou campeão, coroando mais um título estadual para a carreira de Joel Santana. A torcida, que já brincava com a freguesia flamenguista, passou a ter ainda mais munição para a "zoeira", com mais uma vitória tricolor no clássico. Renato Gaúcho encerraria sua passagem nas Laranjeiras dois anos depois, com 66 jogos e 26 gols. Ele retornaria ao clube como treinador, comandando a marcante campanha da Libertadores de 2008, porém saindo derrotado na final. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações