O início de Canário no America

Foto: arquivo

Canário foi um dos maiores jogadores da história do America

Um dos maiores jogadores da história do America e que fez sucesso no futebol espanhol, tendo feito parte do grande escrete do Real Madrid na virada dos anos 50 e 60 está completando 87 anos neste 24 de maio de 2021: Darcy Silveira dos Santos, o Canário.

Nascido em 24 de maio de 1934, na cidade do Rio de Janeiro, Canário começou no futebol no Olaria. Ponta-direita driblador, logo chamou a atenção dos grandes clubes da Guanabara. O America levou a melhor sobre os seus rivais e o levou para a Tijuca, ainda amador.

Em 1955, Canário é profissionalizado e logo vira um dos grandes jogadores da equipe. Logo em seu primeiro ano na equipe rubra, foi finalista do Campeonato Carioca, numa das maiores equipes que o clube já teve. Ainda nesse mesmo ano, participou da conquista de um torneio amistoso no Peru, quando o America venceu o Santos, que nessa mesma temporada foi campeão paulista.

Em 1956, chegou à Seleção Brasileira, conquistando dois títulos, mas nunca ganhou espaço, pois Garrincha era o preferido dos treinadores. Nunca vestiu a camisa amarelinha numa Copa do Mundo, pois disputava vaga contra grandes jogadores. Ainda assim, atuou em sete oportunidades como titular, conquistando cinco vitórias, um empate e uma derrota, marcando sete gols.

Canário permaneceu no America fazendo grandes campanhas, mas não conseguiu ser campeão estadual com a camisa rubra. Em 1959, com a fama dos pontas-direitas brasileiros na Europa, já que Julinho Botelho era ídolo na Fiorentina e Garrincha tinha feito "estragos" na Suécia, em 1958, o Real Madrid veio buscar o jogador rubro.


Na Espanha, Canário fez sucesso no Real Madrid, onde se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma Copa dos Campeões, juntamente com Didi. Na final contra o Eintracht Frankfurt, Canário esteve presente na maior goleada da história nas finais do torneio, ao lado de del Sol, di Stéfano, Puskás e Gento, que formavam um dos maiores e mais temidos ataques na época. Se naturalizou espanhol, apesar de nunca ter defendido a seleção do país, o que podia na época, e ainda defendeu Sevilla, Real Zaragoza e Real Mallorca, onde encerrou a carreira em 1969.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações