Fernando Diniz no Santos FC. O que esperar?

Por Lucas Paes
Foto: Rubens Chiri/SPFC

Fernando Diniz será o novo comandante do Santos

O Santos finalmente tem um novo treinador. Após a saída de Ariel Holán, ocorrida depois da derrota para o Corinthians na Vila Belmiro há duas semanas, o Alvinegro Praiano chegou a negociar com alguns nomes, como Renato Gaúcho, mas acabou anunciando Fernando Diniz. O acerto foi confirmado pela imprensa na noite desta quinta-feira, dia 6, antes mesmo do Peixe fazer o anúncio oficial.

Diniz estava desempregado desde que deixou o São Paulo em 2020, após a queda de desempenho do time do Morumbi, que chegou a liderar com vantagem o Brasileirão do ano passado sob seu comando. O nome de Diniz já era ventilado e a confirmação, segundo as notícias, dependia da aprovação do Conselho de Gestão do time da Vila Belmiro, o que fez com que a contratação fosse confirmada só nesta quinta-feira.

Ainda não foi confirmado se o contrato do treinador terá multa rescisória, mas a duração é de um ano, com possibilidade de renovação por mais um. Na última passagem, pelo São Paulo, Diniz viveu momentos altos e baixos, mas seus picos foram bastante positivos. Ele deixou o Morumbi no mês de fevereiro, já no finalzinho do Brasileirão de 2020.


Fernando chega a um Santos à beira da explosão vivendo o pior momento de sua história. O Alvinegro Praiano depende só de si, mas ainda pode ser rebaixado para o Paulistão da Série A2, algo inédito na história do clube e que seria uma mancha inaceitável na história do clube. Não é a situação ideal para um novo treinador, mas ele aceitou o desafio em que o Alvinegro Praiano estará envolvido.

O sistema de jogo de Diniz combina com as "ideologias" de futebol do Santos. O clube tem uma torcida que cobra que o time jogue para frente e bonito e o ex-treinador do São Paulo tem como ideologia de jogo um futebol mais lúdico, ofensivo e protagonista, como ele mesmo já descreveu. Em outros momentos, a combinação Santos e Diniz poderia ser ótima, mas num momento crítico como esse é até uma decisão equivocada que ele comande o time no domingo. 


Com Diniz, o Santos deverá se adaptar as saídas pelo chão, o que num primeiro momento fará com que o time tome alguns gols bobos, como o São Paulo tomava. Além disso, é possível que seu estilo seja potencializado por nomes como Marinho e Ângelo. Porém, o treinador não terá como contratar tantos reforços e montar uma boa base, como aconteceu no Tricolor Paulista. Será um dos maiores, se não o maior desafio da carreira do ex-volante.

Não será a primeira vez que Fernando Diniz estará no Santos. Ainda como jogador, em 2005, no ano de transição onde os jogadores da geração 2002/2004 saíram do clube, ele chegou ao Alvinegro da Vila Belmiro como reforço pedido por Osvaldo de Oliveira, mas durou apenas três meses e fez quatro jogos no período, sem marcar nenhum gol.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações