Em 1942, o recorde de público no Pacaembu para a estreia de Leônidas pelo São Paulo

Com informações do São Paulo FC
Foto: arquivo

Pacaembu lotado para ver a estreia de Leônidas pelo Tricolor

No dia 24 de maio de 1942, no Pacaembu, em uma partida entre São Paulo e Corinthians, Leônidas estreou no Tricolor e revolucionou não somente o clube, mas o futebol brasileiro como um todo, despertando um novo gigante nacional deste esporte. Aquela partida marcou também o recorde de público da história do Pacaembu.

Mas até mesmo gigantes devem dar um passo de cada vez, e tudo começou naquele Estádio Municipal de São Paulo lotado com mais de 70 mil pessoas (71.281, mais precisamente falando – marca que é o recorde do Pacaembu até hoje). A renda bruta alcançada foi de 244:414$000 e a líquida, de 151:857$500. Desta forma, com apenas um jogo, o São Paulo arrecadou 38% (75:928$700 - a outra metade coube ao Corinthians) daquilo que investiu na contratação de Leônidas da Silva (200:000$000).

O jogo transcorreu muito aguerrido e movimentado, com Leônidas sempre marcado de perto por Brandão – ainda assim, o centroavante conseguiu encontrar espaço para fornecer a assistência para o gol de Lola, o primeiro do São Paulo no jogo. O Tricolor, que chegara a ficar atrás no marcador por duas vezes, virou o placar aos 36 minutos da etapa final com Teixeirinha.

Contudo, faltando dois minutos para o fim da partida, o Corinthians empatou com Servílio. 3 a 3. Apesar da boa estreia, em termos de movimentação e participação em gols, a imprensa, de modo geral, condenou a atuação e a contratação de Leônidas. Rapidamente se espalhou pela cidade, como rastilho de pólvora, que o atacante era um “bonde de 200 contos” e que, se Leônidas era um diamante negro, este teria sido roubado e encontrado no bolso do marcador adversário.


Essa reação enervou tanto Leônidas, que guardou um rancor tão profundo em seu âmago, que ele prometeu a si mesmo, e a todos, que jamais seria questionado novamente por uma partida contra aquele rival. Nas palavras do próprio: “Se, de um lado, essas críticas me atingiram, certamente serviram-me de estímulo maior, tocando em meus brios de atleta e de homem e fazendo-me reagir para contraria os incrédulos e justificar a confiança dos que me haviam contratado”.

Majestoso - Na segunda-feira (25), após o jogo, o jornal A Gazeta Esportiva estampou na capa o título "Choque Majestoso!" por causa do fato de que qualquer um dos dois times poderia ter vencido aquela partida, disputada com galhardia, combatividade e com viradas no placar. Foi a primeira vez que se referiam, desta maneira, ao confronto entre São Paulo e Corinthians.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações