A Recopa Europeia de 1970 - O único título internacional do Manchester City

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/Manchester City

Jogando de vermelho e preto, o City ganhou a Recopa Europeia

Nete sábado, dia 29 de maio, o Manchester City terá a chance de conquistar pela primeira vez em sua longa história um título da Liga dos Campeões da Europa. Considerado eternamente o "primo pobre" do Manchester United, os Sky Blues viveram a maioria de seus anos na sombra dos rivais e, diferente do Chelsea, adversário nesta decisão, nunca chegaram ao patamar de sequer serem um time mediano antes da chegada da Etihad a propriedade do clube. Porém, em 1970, eles triunfaram na Recopa Europeia.

Campeão da FA Cup, o City de Joe Mercer estreou já contra um duríssimo adversário, o Athletic de Bilbao. Depois de um espetacular 3 a 3 no San Mamés, o City eliminou os espanhois no Maine Road vencendo por 3 a 0. Nas oitavas, os ingleses tiveram um pouco mais de facilidade batendo o Lierse, da Bélgica, vencendo o primeiro jogo por 3 a 0, na Bélgica e completando com um 3 a 0 em Manchester.

A partir daí, a competição começava a afunilar e nas quartas os citizens tiveram seu jogo mais complicado até ali, quando enfrentaram a Acadêmica de Coimbra. A Briosa complicou o jogo em Portugal e o placar foi de 0 a 0. A vitória, na volta, veio apenas na prorrogação, com um gol nos acréscimos de Tony Towers, que levou a torcida a loucura no lotado Maine Road.

Nas semifinais, o adversário foi o Schalke 04, campeão da Copa da Alemanha Ocidental. Os alemães venceram o primeiro jogo. em casa por 1 a 0, o que fez com que o time de Manchester precisasse reverter o resultado na segunda partida. O resultado veio, com uma atuação espetacular e uma goleada por 5 a 1 em Maine Road, garantindo a vaga na decisão, que ocorreria contra o surpreendente Gornik Zabrze, campeão da Copa da Polônia e time do artilheiraço Lubanski.

A final foi disputada em Viena, no Praserstadion, atual Ernst Happel, bastante vazio inclusive, no dia 29 de abril de 1970. Num jgo duro, o City abriu o placar aos 11 minutos, com Young aproveitando rebote de chute de Lee. Lee, inclusive, ampliou de pênalti, no finalzinho do primeiro tempo. O gol solitário de Osilzo não foi suficiente para mudar a história do jogo e a taça ficou com o Manchester City. O autor do segundo gol inglês foi inclusive vice-artilheiro do torneio, com 6 gols, um atrás de Lubanski.


A Recopa é até hoje o único título internacional dos Sky Blues, que inclusive venceram também a Copa da Liga Inglesa naquela temporada. Como já explicado, diferente do Chelsea, que viveu um período de crescimento já na era pré Abrahmovic e que era mais assíduo na primeira divisão, o City viveu momentos terríveis e chegou a jogar a terceira divisão no relativamente recente ano de 1999. Apenas duas décadas depois, é favorito ao maior título que pode conquistar.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações